
Um grupo, formado por autoridades políticas, representantes de instituições e agricultores, viajou aproximadamente 225 quilômetros de Ibirapuitã até Vista Gaúcha para conhecer os programas e incentivos concedidos aos produtores que atuam no setor agropecuário.
Na oportunidade, ocorreram explanações relacionadas às seguintes iniciativas:
- FUNDERUR: o fundo tem o objetivo de fortalecer os estabelecimentos rurais através de financiamentos ou subsídios.
- Projeto PISA Fronteira Noroeste e Jovem Rural: juntos atendem cerca de 500 propriedades rurais voltadas para a atividade leiteira.
- Projeto Produzir para Viver: visa especificamente elevar a segurança alimentar e nutricional, além de trabalhar com sistemas de produção orgânica.
- Programa de auxílio para construção de esterqueiras e silos secadores.
A equipe da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente ainda detalhou o funcionamento da Associação de Desenvolvimento Comunitária e Agrícola (ADCA) e o controle e organização da patrulha agrícola. A comitiva de Ibirapuitã também visitou três propriedades rurais que lidam com a produção de leite, e são amparadas por programas municipais.
No final do dia, o grupo foi recebido pelo prefeito Celso José Dal Cero. As pessoas reunidas no gabinete do Centro Administrativo realizaram uma avaliação das atividades desencadeadas durante o repasse de informações pertinentes aos programas municipais e experiências vivenciadas nas propriedades rurais. Os visitantes ganharam uma cópia da atual legislação de Vista Gaúcha, que assegura o andamento de ações favoráveis ao setor agropecuário.