Quinta, 02 de Dezembro de 2021
24°

Poucas nuvens

Tenente Portela - RS

Geral Banco Central

Pix ganha nova funcionalidade de devolução

Mecanismo entrou em operação na terça-feira (16/11)

16/11/2021 às 15h14 Atualizada em 16/11/2021 às 15h17
Por: Diones Roberto Becker Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Funcionalidade agilizará o ressarcimento ao usuário vítima de fraude ou de falha operacional das instituições financeiras (Foto: Diones Roberto Becker)
Funcionalidade agilizará o ressarcimento ao usuário vítima de fraude ou de falha operacional das instituições financeiras (Foto: Diones Roberto Becker)

No aniversário de um ano, o Pix – sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC) – ganha nova funcionalidade. Entrou em vigor na terça-feira (16/11), o Mecanismo Especial de Devolução, que agilizará o ressarcimento ao usuário vítima de fraude ou de falha operacional das instituições financeiras.

O mecanismo está regulamentado por uma resolução editada pelo BC em junho. Desde então, as instituições financeiras estavam se adaptando aos procedimentos.

Até agora, em uma eventual fraude ou falha operacional, as instituições envolvidas precisavam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais para devolver o dinheiro. Segundo o BC, isso dificultava o processo e aumentava o tempo necessário para que o caso fosse analisado e finalizado. Com o Mecanismo Especial de Devolução, as regras e os procedimentos serão padronizados.

■ Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

■ Nos siga no Instagram:

Clique aqui e acompanhe todas as publicações do Sistema Província de Comunicação de Tenente Portela.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias