
Na terça-feira (18), autoridades de Derrubadas se reuniram com uma comitiva argentina de El Soberbio. O objetivo era debater assuntos pertinentes ao turismo, desenvolvimento e preservação ambiental, além de fortalecer a relação existente entre Derrubadas, Consórcio Rota do Yucumã, El Soberbio e Ruta Al Moconá.
No encontro, solicitado pelas lideranças do país vizinho, ainda foi tratado sobre o funcionamento da Usina Foz do Chapecó e sua interferência na visibilidade do Salto do Yucumã. Segundo o que foi mencionado na reunião, a maior atração turística da Região Noroeste do Rio Grande do Sul está praticamente submersa há cerca de 30 dias. A proposta apresentada pelo Executivo de Derrubadas, para a instalação de câmeras que possibilitem o acompanhamento em tempo real da visibilidade do Salto do Yucumã, também entrou na pauta.
A comitiva de El Soberbio aproveitou a oportunidade e pediu o apoio do Consórcio Rota do Yucumã nas negociações com o Ministério de Segurança da Argentina para que seja liberada a travessia de balsa em Porto Soberbo aos domingos. Conforme as lideranças do país vizinho, a medida permitiria maior fluxo de turistas entre Brasil e Argentina, além de aumentar a visitação nos pontos turísticos existentes na região fronteiriça. O grupo ainda discutiu a retomada do serviço alfandegário na aduana em Porto Soberbo, desativado desde o ano de 2013.
A informação noticiada recentemente de que foi reiniciada a mobilização para a construção do Complexo Hidrelétrico de Garabi-Panambi, no Rio Uruguai, trouxe preocupação para as pessoas ligadas a preservação ambiental nos dois países. A formação do reservatório da usina, provavelmente, ocasionará o alagamento de parte do Parque Estadual do Turvo, situado no território de Derrubadas.
No encontro de terça-feira, as lideranças brasileiras e argentinas foram unânimes em afirmar que faltam estudos atualizados sobre os impactos ambientais, econômicos e sociais, decorrentes da construção do empreendimento binacional.