
Já que os mutirões de limpeza e os pedidos de conscientização dos moradores de bairros não surtiram o resultado esperado, a secretaria municipal de Saúde e Saneamento (SMSS) recorreu ao ‘fumacê’ para tentar eliminar o Aedes Aegypti de idade adulta.
A primeira aplicação do inseticida que mata o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, ocorreu no bairro Isabel, apontado pela SMSS como a área do perímetro urbano com maior número de focos e de exemplares do Aedes Aegypti. Dois veículos da secretaria estadual da Saúde (SES/RS) realizaram o trabalho no início da noite da última segunda-feira (08).
A SMSS informou que está monitorando os focos do mosquito e não descarta a aplicação do inseticida em outros bairros. No entanto, para a realização deste trabalho é necessário clima apropriado. A questão do horário se deve ao fato de que ao entardecer o Aedes Aegypti, que é de hábito diurno, procura as plantas para repousar.
Recentemente, a SMSS confirmou cinco casos autóctones de dengue em Tenente Portela e outros dez estão sob análise no Laboratório Central do Estado (LACEN).