
Foto: Divulgação/SES
Os profissionais que conduzem as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) têm uma missão que vai muito além de dirigir. São eles os responsáveis por garantir que equipes de saúde e pacientes cheguem com segurança ao destino, muitas vezes em situações de extrema urgência, onde cada minuto faz a diferença. Pensando na valorização e no aperfeiçoamento desses profissionais, o Samu SC realiza, entre os dias 22 e 24 de junho, em Florianópolis, a primeira edição do Curso de Formação de Condutores de Ambulância.
A capacitação reúne 30 profissionais que atuam nas Unidades de Suporte Básico (USB) de diferentes regiões de Santa Catarina. A iniciativa faz parte da política permanente de educação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e tem como foco ampliar a segurança das equipes, dos pacientes e de todos os usuários das vias públicas. O curso é promovido pela Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), por meio do Núcleo de Educação em Urgências (NEU).
“A capacitação contínua é um dos pilares para a excelência dos serviços do Samu. O condutor socorrista desempenha uma função estratégica, pois é ele quem garante que a equipe chegue ao local da ocorrência com rapidez e segurança, mesmo em cenários adversos. O curso reforça nosso compromisso com a qualificação dos profissionais e com a oferta de um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado aos pacientes”, destaca o superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Fonseca.
Com carga de 40 horas e formato híbrido, o curso combina atividades a distância, estudos dirigidos, avaliações teóricas e treinamentos presenciais. Durante a formação, os participantes aprofundam conhecimentos sobre legislação de trânsito aplicada aos veículos de emergência, condução defensiva, biossegurança, manutenção preventiva das ambulâncias, comunicação com a Central de Regulação Médica e gerenciamento do estresse em ocorrências críticas.
Para a coordenadora do NEU, enfermeira Juliana Guaresi, a iniciativa também reforça a importância da atualização constante frente aos desafios do atendimento pré-hospitalar. “O cotidiano do Samu exige preparo técnico, agilidade e capacidade de adaptação em diferentes tipos de ocorrência. A qualificação dos condutores contribui diretamente para respostas mais seguras e eficazes, reduzindo riscos durante o deslocamento e fortalecendo a integração com toda a equipe de saúde”, destaca Juliana.
Além dos conteúdos teóricos, o curso contempla atividades práticas que simulam situações reais enfrentadas pelas equipes do Samu. Os participantes passam por avaliações de habilidades de condução, colocando em prática técnicas que contribuem para uma resposta mais segura e eficiente durante os atendimentos.
O treinamento dos condutores socorristas fortalece de forma direta a rede de atenção às urgências e emergências em Santa Catarina, ao aprimorar práticas de condução e rotinas operacionais essenciais ao serviço. A formação amplia a segurança nas ocorrências, contribui para a redução de riscos no trânsito e garante mais estabilidade e cuidado no transporte de pacientes em situações de urgência, quando a agilidade precisa caminhar junto com a segurança.
Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]
Nos siga no instagram @saude.sc