
O Senado aprovou na quarta-feira (05/05), o Projeto de Lei (PL) que prorroga a suspensão do pagamento das parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) por um ano, a contar de 1º de janeiro de 2021. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.
O pagamento das parcelas foi suspenso no ano passado, mas a validade era apenas até o fim do estado de calamidade, cujo decreto vigorou até o final de 2020. A ideia do autor do PL, senador Jayme Campos (DEM-MT), é dar alívio financeiro para os estudantes e, ao mesmo tempo, não aumentar as taxas de inadimplência do FIES diante de um cenário de crise econômica devido à pandemia.
— Diante dos sinais de persistência da crise sanitária e de incerteza quanto ao seu controle, verificasse que a proposição encerra oportunidade ímpar. Decerto, contribuirá para minorar os seus efeitos na dura realidade em que se encontra imersa parte significativa dos estudantes da educação superior privada, inclusive na segurança alimentar de muitas famílias — afirmou o relator do PL, Dario Berger (MDB-SC).
Notícias no WhatsApp:
Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.