
O ministério da Saúde publicou nesta terça-feira (20), no Diário Oficial da União, o Edital que rege as regras para inscrição no programa ‘Mais Médicos’. Poderão se inscrever até o próximo domingo (25), os profissionais brasileiros com CRM Brasil ou com o diploma revalidado no país. O objetivo é preencher as vagas abertas com a saída dos médicos cubanos.
De acordo com o governo federal, os novos contratados pelo programa começarão as atividades no dia 03 de dezembro. São ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). As vagas serão ocupadas conforme a ordem de inscrição.
– O Edital é a medida emergencial adotada pelo governo federal para garantir a assistência em locais que contavam com profissionais cubanos, após o comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no qual o governo de Cuba informa que encerrou a cooperação no programa ‘Mais Médicos’ – diz a nota publicada pelo ministério da Saúde.
Segundo o Edital, na Região Celeiro existem 14 vagas em aberto, distribuídas pelos seguintes municípios: Braga (01), Campo Novo (01), Crissiumal (02), Esperança do Sul (01), Inhacorá (01), Redentora (01), Santo Augusto (03), São Martinho (01), Tenente Portela (01), Tiradentes do Sul (01) e Três Passos (01).
Em caso do não preenchimento das vagas disponíveis, o ministério da Saúde lançará um novo Edital na terça-feira (27). – Estamos oferecendo um sistema que o médico pode acessar, fazer seu cadastro e escolher o estado e a cidade em que deseja atuar. Conforme as vagas vão sendo ocupadas, elas serão retiradas do sistema – disse o ministro da Saúde, Gilberto Occhi. Ele frisou que o prazo para que os médicos assumam os novos postos de trabalho é curto. – Queremos evitar que a população fique desassistida após o anúncio do governo cubano de sair do programa no Brasil por discordar com as exigências feitas pela equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro – ressaltou o ministro.
Os médicos aprovados deverão se apresentar nos municípios escolhidos a partir do dia 03 de dezembro para homologar a contratação e iniciar as atividades. O prazo máximo para a apresentação é às 18 horas do dia 07 de dezembro. Em caso de não comparecimento, o médico aprovado será eliminado do processo e a vaga voltará novamente ao sistema de inscrição.
Na segunda-feira (26), o ministério da Saúde divulgará um relatório consolidando o interesse dos médicos no programa. – Iremos publicar o resultado com todos os inscritos e as respectivas lotações – afirmou o ministro Gilberto Occhi.