
A Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan) vai implantar uma nova estrutura de captação de água em Três Passos. No valor de R$ 1,5 milhão, o investimento vai ampliar e qualificar o abastecimento da cidade, proporcionando mais segurança operacional ao sistema. Serão beneficiados 22,3 mil habitantes. A ordem de início dos trabalhos foi assinada nesta semana.
As obras da nova captação junto ao rio Erval Novo compreendem a execução de uma casa de bombas mista de concreto e alvenaria e a instalação de dois grupo motor-bomba. Com vazão de 120 litros por segundo, essa nova elevatória de água bruta terá cota mais elevada, a fim de evitar alagamentos pelas cheias do rio. Com isso, será resolvido o problema causado pelas chuvas, que enchem o rio e alagam o ponto de captação da Corsan, ocasionando desabastecimento na cidade. A obra tem prazo de conclusão de 12 meses e contará com recursos próprios da Companhia.
O diretor de Expansão e Comercial da Corsan, Marcus Vinicius Caberlon, afirmou que a obra é a primeira etapa do projeto de melhoria do sistema de abastecimento de Três Passos. – A Corsan deve licitar novas obras em 2019, com valor estimado de aproximadamente R$ 10 milhões. Nessa segunda etapa, estão previstas uma nova adutora e a modernização da estação de tratamento, com implantação do tratamento do lodo. São investimentos que acompanharão a expansão da cidade – frisou o diretor.
Conforme Marcus Vinicius Caberlon, a nova captação vai melhorar os serviços prestados à população e as condições de trabalho dos funcionários da Companhia. – A grandeza de uma obra não está vinculada ao seu valor em dinheiro, mas sim ao seu impacto e significado. Por ser pública, a Corsan pode realizar um investimento como esse, que, embora não traga retorno financeiro à empresa, se justifica pelos benefícios sociais que vai gerar – complementou o dirigente da Corsan.
O prefeito José Carlos Amaral disse que a obra era bastante aguardada pela cidade. – Esse investimento tem grande representatividade e, certamente, será respaldado pela nossa população. Hoje é um dia de alegria e um momento muito especial – reiterou o mandatário.