Sábado, 08 de Maio de 2021 09:21
(55) 3551-1261
Educação Ano letivo

UFRGS estuda suspender vestibular e usar nota do Enem ou de seleções passadas para ingresso em 2021

Último concurso da universidade foi no fim de 2019

16/04/2021 13h56 Atualizada há 3 semanas
Por: Raiana Silva Fonte: Gaucha ZH
UFRGS estuda como será feito o processo seletivo dos calouros de 2021. (Foto: Reprodução/Tadeu Vilani/Agencia RBS)
UFRGS estuda como será feito o processo seletivo dos calouros de 2021. (Foto: Reprodução/Tadeu Vilani/Agencia RBS)

Em virtude da suspensão de aulas presenciais por conta da pandemia, a instituição está, neste momento, nas aulas do segundo semestre de 2020, que devem acabar em maio. Ainda não há data prevista para o início das aulas do primeiro semestre de 2021 justamente porque a UFRGS estuda como será feito o processo seletivo.

A instituição já destina 30% das vagas para estudantes que fazem o Enem concorrerem por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A proposta é permitir que as outras 70% sejam disputadas nessa modalidade excepcional. 

Para a entrada de estudantes no segundo semestre do ano letivo de 2021 – na prática, o primeiro semestre de 2022 –, há duas opções aventadas: se a pandemia melhorar, a UFRGS aplicaria o vestibular presencial no segundo semestre deste ano. Caso a pandemia siga em altos patamares, a universidade seguiria usando as notas passadas do Enem ou do vestibular. 

No caso de estudantes que nunca prestaram o Enem ou o vestibular presencial, a opção seria prestar o concurso presencial no segundo semestre, no caso de melhora da pandemia, ou usar a nota do Enem a ser feito neste ano, caso não haja vestibular próprio neste ano. 

A Comissão enviou, na noite desta quinta-feira, 15, a recomendação para o Conselho Universitário (Consun), órgão máximo de tomada de decisões na UFRGS. O parecer será analisado pelo Consun na próxima sexta-feira, 23, e pode ser acolhido totalmente, em partes ou recusado.

Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias