Quinta, 13 de Maio de 2021 21:50
(55) 3551-1261
Cidades Pronunciamento

Vereador estranha o número elevado de mortes por Covid-19 em Coronel Bicaco

Itamar Sartori falou sobre o assunto na sessão ordinária da segunda-feira (05/04)

12/04/2021 15h05
Por: Diones Roberto Becker
Município registrava até 05 de abril, 25 mortes provocadas pela doença, o que representa um óbito para cada 290.7 habitantes (Foto: Diones Roberto Becker)
Município registrava até 05 de abril, 25 mortes provocadas pela doença, o que representa um óbito para cada 290.7 habitantes (Foto: Diones Roberto Becker)

Ao usar o espaço do grande expediente na sessão ordinária da segunda-feira (05/04), o vereador Itamar Sartori (PP), que preside o Poder Legislativo neste ano, afirmou que Coronel Bicaco tem, dentro do Rio Grande do Sul, um dos piores índices de mortes e de casos positivos do novo coronavírus proporcionalmente à sua população.

O município registrava até o dia 05 de abril, 25 mortes provocadas pela Covid-19, o que representa um óbito para cada 290.7 habitantes - dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS). De acordo com a mais recente estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Coronel Bicaco possui 7.268 domiciliados.

Ao comparar os dados epidemiológicos de Coronel Bicaco com outros municípios da região, Itamar Sartori disse que os índices significam que algo está errado. — Temos uma das maiores taxas de mortes e de casos confirmados da doença no Estado. Algo não está certo com essas 25 mortes — lamentou o edil.

O presidente do Poder Legislativo ainda questionou o protocolo de internação de pacientes com o novo coronavírus no Hospital Santo Antônio de Pádua de Coronel Bicaco. — Tenho visto em meios de comunicação ou entrevistas de médicos que a maneira mais eficaz de diagnosticar a agressão do vírus nos pulmões é através da ressonância magnética. E isso não é feito aqui no município — destacou o vereador.

Segundo Itamar Sartori, os pacientes são encaminhados para o Raio-X e retornam ao Hospital Santo Antônio de Pádua. — Desse jeito não se tem um diagnóstico seguro e concreto do comprometimento dos pulmões, nem do agravamento da doença. A Covid-19 em casos graves pode matar em dois dias — alertou o progressista.

O presidente do Poder Legislativo pediu que a Secretaria Municipal da Saúde encaminhe para tomografia, todos os pacientes com sintomas da infecção. — Com o diagnóstico precoce, é possível fazer o tratamento e salvar vidas, pois vidas não têm preço — finalizou Itamar Sartori.

Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias