Sábado, 17 de Abril de 2021 04:21
(55) 3551-1261
Especiais Celebração

Mirna Braucks completa 14 anos na presidência do HSA de Tenente Portela

Empresária assumiu o cargo oficialmente em 1º de abril de 2007

02/04/2021 19h29 Atualizada há 2 semanas
Por: Diones Roberto Becker
Data sempre é celebrada com o plantio de um cipreste no pátio do CER (Foto: Priscila Goulart)
Data sempre é celebrada com o plantio de um cipreste no pátio do CER (Foto: Priscila Goulart)

Em 2006, por causa do número reduzido de irmãs, a Congregação do Sagrado Coração de Jesus comunicou que entregaria a gestão de dois dos três hospitais que eram gerenciados pela organização religiosa na época no Rio Grande do Sul, entre eles, o Hospital Santo Antônio (HSA) de Tenente Portela.

O anúncio e a eminente possibilidade de encerramento das atividades fizeram com que lideranças locais, apoiadas pelo poder público e entidades, se mobilizassem na formação de uma comissão voluntária para administrar temporariamente e garantir, pelo menos, o funcionamento da instituição fundada nos anos 40, antes mesmo da emancipação do município de Tenente Portela.

A empresária Mirna Braucks foi escolhida para presidir o HSA, assumindo o cargo oficialmente em 1º de abril de 2007. Numa série de reportagens publicadas no Jornal Província no início da década passada, a gestora revelou que a intenção era apenas permanecer na presidência por um tempo e depois passar o comando da instituição para uma diretoria constituída.

As reportagens feitas pelo ex-sub-editor do Jornal Província, Diones Roberto Becker, também mostraram que havia enorme preocupação com a renovação da filantropia, busca de aportes financeiros de entes governamentais e a colaboração efetiva da comunidade regional. Entretanto, a apreensão que se sobressaía era relacionada aos passivos mensais, pois as receitas eram insuficientes para liquidar todas as despesas. Durante a gestão das irmãs, a Congregação do Sagrado Coração de Jesus cobria os déficits de cada mês.

Com o conhecimento aprofundado sobre a administração hospitalar e de formas para assegurar a continuidade das atividades, a comissão voluntária também encontrou maneiras de agregar novos serviços e profissionais. Ao longo dos últimos 14 anos, a quantidade de especialidades médicas aumentou significativamente no HSA.

De 2007 para cá, entrou em funcionamento o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e o Centro de Oftalmologia, que são referências para pacientes de diversos municípios gaúchos. Outra conquista marcante foi a instalação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Além disso, a estrutura física do HSA teve inúmeras melhorias e modernizações graças a investimentos expressivos. Um exemplo foi a construção do novo bloco cirúrgico.

Para comemorar o 14º ano à frente do Hospital Santo Antônio, na quinta-feira (01/04), Mirna Braucks plantou mais um cipreste no pátio do CER. O ato simbólico já se tornou tradicional, mas, em 2021, foi restrito para evitar a aglomeração de pessoas. Na ocasião, a empresa Braucks anunciou a doação de R$ 14 mil para o HSA.

Atualmente, o Hospital Santo Antônio é referência macrorregional no atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) e em determinadas especialidades. Em seu quadro, possui 560 funcionários e 45 médicos.

No vídeo abaixo, você pode assistir a manifestação feita por Mirna Braucks durante o ato simbólico.

Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

Vídeo: Priscila Goulart

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias