
A Região Celeiro não teve variações nos dados do Índice de Desenvolvimento Social e Econômico, IDESE, segundo o Departamento de Economia e Estatística, tendo em vista o desempenho dos municípios nas categorias de Educação, Renda e Saúde.
Nos 21 municípios da Região Celeiro houve uma estabilidade mediana. Em 2019 o índice era de 0.762 enquanto em 2020 esse número estava em 0.762. Quanto mais próximo de 1 melhor é o Idese da Região. A pandemia e a seca registrada nos últimos três ciclos agrícolas prejudicaram o possível crescimento da região.
Entre os municípios da microrregião, Vista Gaúcha se destaca com índice de 0.795. O melhor desempenho do município vem da categoria saúde, com índice de 0.851. No quesito educação, o município registrou índice de 0.789 e em renda 0.744. Com esses números, o município governado por Claudemir José Locatelli ocupa a posição 114º no ranking estadual.
Tenente Portela ocupa a posição 281º lugar no ranking estadual com um índice de 0.750. O índice saúde também é o que apresenta o melhor desempenho em Tenente Portela com 0.834. Administrado por Rosemar Sala, Tenente Portela apresenta índice de 0.730 em Educação e 0.688 em renda.
Com índice de 0.746, Derrubadas ocupa a posição 299º no ranking estadual. A posição de Derrubadas só não é maior devido à renda que apresenta índice de 0.611. No quesito educação com índice de 0.805 e saúde com 0.823, o município administrado por Alair Cemin está entre os melhores do estado.
Barra do Guarita, administrado por Rodrigo Locatelli Tissot ocupa o 407ª lugar no ranking estadual com índice de 0.709, sendo esse número a mediana de 0.780 em educação, 0.492 em renda e 0.854 em saúde. Como os números mostram, o município também se destaca em saúde, mas tem seus dados rebaixados pelos resultados em renda.
Já o município de Miraguaí, que está sendo administrada de forma interina e terá eleição para definir prefeito e vice marcada para o dia 5 de março, ocupa a posição 200º no ranking entre todas as cidades do Rio Grande do Sul. O índice Idese de Miraguaí é de 0.773, sendo que saúde também é grande destaque com índice de 0.888. Educação é de 0.763 e renda de 0.667.
Redentora, que também vive uma situação eleitoral, está na posição 494. Uma das piores do estado. Essa posição é reflexo do índice 0.629 no índice do Idese, sendo 0.639 em educação, 0.410 e, renda e 0.838 em saúde.
Ao analisar os dados dos municípios da região, se percebe que o grande problema a ser superado ainda está relacionado a geração de renda. Os municípios da região apresentam grandes resultados em saúde e resultados medianos em educação. O grande problema acaba sendo mesmo na geração de emprego e renda. Problema antigo.
No estado os números calculados pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), mostram que o principal fator para a baixa foram os indicadores do bloco
relativo à Renda, referente à geração e apropriação de riqueza no Estado, que passou de 0,751 em 2019 para 0,723 em 2020, o menor da série histórica. Além do impacto da pandemia na economia gaúcha, a estiagem registrada no ano também repercutiu no índice.
Entre os componentes do Idese, o bloco Saúde permanece com o desempenho mais elevado, passando de 0,830 em 2019 para 0,834 em 2020, enquanto o bloco Educação permaneceu estável na comparação com o ano anterior (0,747), ainda sem captar os principais impactos da pandemia sobre o ensino, uma vez que não há aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2020. Os índices acima do patamar de 0,800 são considerados de alto desenvolvimento.
■ Notícias no WhatsApp:
Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.
■ Nos siga no Instagram:
Clique aqui e acompanhe todas as publicações do Sistema Província de Comunicação de Tenente Portela.