
A Cotricampo recepcionou nesta quinta-feira (23), em Campo Novo, um grupo de estudantes que está participando do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, através do escritório administrativo de Ijuí e Cetreb – Centro de Treinamento de Bom Progresso. 23 jovens estão participando da quinta edição do curso (vinte de Derrubadas e três de Barra do Guarita). A iniciativa está sendo realizada no município de Derrubadas, a partir de oito módulos.
O diretor-secretário, Luciano Seefeld, realizou a acolhida do grupo, na sala de reuniões do conselho, junto ao centro administrativo, com uma explanação sobre o trabalho que a cooperativa desempenha na região, prestando assistência técnica, garantindo armazenamento e comercialização de grãos e insumos, além do trabalho desempenhado pela indústria de trigo e fábrica de rações, entre outros segmentos que compõe a empresa.
A visita teve sequência junto ao Moinho Cotricampo, onde o grupo conheceu a estrutura e a dinâmica de trabalho, no processo que gera as farinhas de trigo que são comercializadas no RS e em mais sete estados do país, a partir do cereal cultivado pelos produtores rurais associados. O encerramento foi no Campo Experimental, com apresentação sobre a importância do espaço para pesquisa, validação de cultivares e insumos, e fortalecimento do trabalho desempenhado pelo Departamento Técnico.
“O curso proporciona aos jovens uma gama se experiências e conhecimentos que irão contribuir para a formação acadêmica e também dando amparo na preparação para o mercado de trabalho, seja fortalecendo sua permanência na propriedade familiar ou também dando direcionamento nas áreas afins que o jovem pretende se aperfeiçoar e encaminhar seu futuro como profissional”, afirma Kelvis Rauber, coordenador do Cetreb.
São parceiros deste curso: Cotricampo, Prefeitura de Derrubadas, Cooper Yucumã, Sicredi e Escola Estadual Getúlio Vargas.
Além dos jovens, estiveram integrando a excursão que visitou a Cotricampo: Gilberto Bortolini, assistente técnico regional da Emater, Carlos Kirst, chefe do escritório da Emater de Derrubadas, Sirlei Vogt, extensionista social de Barra do Guarita, Delires Habitzreiter, extensionista social da Emater de Derrubadas, e Luis Carlos Seffrin, secretário de Administração e Planejamento de Derrubadas.
SOBRE O CURSO
O treinamento busca contribuir na construção de possibilidades de permanência no meio rural, para que os jovens sejam protagonistas e empreendedores do processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Os conteúdos foram definidos neste primeiro módulo, de acordo com os temas solicitados pelos jovens, contemplando suas demandas.
As aulas estão embasadas na pedagogia da alternância. O aluno participa das aulas teóricas e práticas e na sequência utiliza esses conhecimentos na propriedade rural. A seguir, são realizadas visitas técnicas de assessoramento, durante e depois do curso.
Entre os temas que estão sendo trabalhados ao longo do ano, estão: desenvolvimento social e humano, juventude rural, visão de futuro, relações intergeracionais, o papel da família na gestão e sucessão rural; gestão e empreendedorismo; crédito rural, acesso às políticas públicas, nota fiscal eletrônica, imposto de renda rural, ferramentas de diagnóstico da propriedade rural; agroindústrias e piscicultura; horticultura, bovinocultura de leite, grãos e gado de corte. A apresentação dos projetos produtivos e a formatura estão previstas para o final de novembro.