O Informativo Conjuntural da Emater-Ascar aponta que a colheita da soja já atingiu 75% das lavouras cultivadas na área de abrangência do escritório regional de Ijuí da instituição – que engloba também os 21 municípios da Região Celeiro. O trabalho avança de forma lenta, acompanhando a maturação da oleaginosa.
Os impactos da ausência de chuvas significativas na etapa final do ciclo da cultura estão se refletindo na queda da produtividade. Os grãos ceifados apresentam peso e tamanho reduzidos.
Em Santo Augusto, na Região Celeiro, segundo o Informativo Conjuntural, a produtividade em lavouras sem irrigação variou entre 1.500 e 4.200 quilos por hectare, evidenciando a disparidade hídrica durante as fases de desenvolvimento da cultura.
■ Notícias no WhatsApp:
Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.