A prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira (PP), será a primeira mulher a comandar a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS). Ela foi escolhida em eleição interna do partido, na noite da sexta-feira (11/4), por 174 votos de 282, cerca de 62%.
Na FAMURS, há um acordo entre os partidos que mais elegeram prefeitos para, de forma rotativa, comandar a entidade. Em 2025, o PP – legenda campeã de prefeituras nas eleições de 2024 – fez a indicação. Nos próximos três anos, a federação será presidida por prefeitos do MDB, PDT e PL, respectivamente.
Posteriormente, em data ainda a ser definida, todos os 497 prefeitos do Rio Grande do Sul irão se reunir para deliberar a nova presidência e devem aclamar Adriane Perin de Oliveira para comandar a entidade. Há também a indicação de seis vice-presidentes – que deve ser feita pelos partidos para compor a diretoria da FAMURS.
Adriane Perin de Oliveira deve se reunir com o prefeito Marcelo Arruda (PRD) para organizar a transição de gestões e definir a data da posse. O mandato na federação tem duração de um ano.
Quatro prefeitos do PP participaram da eleição interna. Além da prefeita de Nonoai, Volmir Rodrigues (Sapucaia do Sul) recebeu 91 votos; Marcos Corso (Três de Maio) recebeu dez votos e Schamberlaen Silvestre (Cambará do Sul) recebeu sete votos.
■ Notícias no WhatsApp:
Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.