Cidades Redentora
Comunidades de Redentora enfrentam mais de 100 horas sem energia
Áreas do interior e bairros da cidade sofrem com a falta de luz, afetando moradores, negócios e serviços essenciais; população denuncia descaso da RGE.
02/01/2024 16h18
Por: Jonas Martins Fonte: RD Foco
No bairro São José, uma equipe da RGE está trabalhando para reestabelecer a energia. (Foto: RD Foco)

Ultrapassando a marca de 100 horas desde a manhã de sexta-feira, 29 de dezembro de 2023, diversas comunidades do interior de Redentora e bairros da cidade enfrentam um cenário desolador devido à falta de energia elétrica, resultante de um forte temporal que atingiu a região.

A queda de árvores sobre redes elétricas, arrebentando fios e derrubando postes, deixou localidades como Linha Soledade, Linha Mânica, Sítio Biron, Sítio Ienerich, Linha Fonseca, além do bairro São José na cidade, às escuras. Moradores de Pedro Garcia e Braga também relatam estar na mesma situação.

O bairro São José, em especial, ainda aguarda o restabelecimento da luz, e ontem à noite, o site RD Foco realizou uma live expondo a situação crítica e denunciando o aparente descaso da RGE, que não fornecia previsão para a normalização do serviço. Somente hoje, após pressão, uma equipe de trabalho chegou ao local para realizar o religamento, deparando-se com fios rompidos e uma árvore caída sobre a rede.

A virada do ano nessas localidades foi marcada pela escuridão, causando prejuízos significativos. Moradores que se prepararam para receber familiares tiveram alimentos perecíveis perdidos, enquanto produtores de leite, donos de aviários e chiqueirões enfrentaram grandes transtornos.

A falta de energia afeta não apenas a iluminação, mas também serviços essenciais, como o abastecimento de água em localidades onde as bombas dependem de eletricidade. Muitas famílias com idosos ou crianças acamados ficaram desamparadas, dependendo de aparelhos que necessitam de energia para funcionar. A comunicação também foi prejudicada, com celulares descarregados e a impossibilidade de acessar rádios e televisões.

A população afetada expressa indignação diante da aparente falta de resposta e solução da RGE, destacando a urgência na normalização do fornecimento de energia elétrica para minimizar os impactos negativos em suas vidas cotidianas.