Cidades Região
Plano de Investimentos em Rodovias 2023 contempla obras de pavimentação na região Celeiro
vir Costella, anunciou um aumento de R$ 540 milhões no Plano de Investimentos em Rodovias 2023
13/10/2023 10h39
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província
Região aguardava a liberação de recursos, principalmente para a conclusão de ERS-305 (Foto:Maurício Tonetto/Secom)

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, acompanhado pelo secretário de Logística e Transporte, Juvir Costella, anunciou um aumento de R$ 540 milhões no Plano de Investimentos em Rodovias 2023. Esse aumento representa um acréscimo significativo em relação aos R$ 256 milhões previstos na Lei Orçamentária Anual, totalizando agora R$ 796 milhões a serem investidos na infraestrutura viária do estado em 2023.
Para a região funcional de planejamento 7, que abrange a região Celeiro, serão destinados R$ 63,3 milhões para três ligações regionais, sete acessos municipais e 18 ações de conservação e recuperação de estradas.
Os recursos serão direcionados para a conclusão das pavimentações da ERS-305, que interligará Crissiumal, Horizontina e Três Passos, e da ERS-165 entre Rolador e Cerro Largo. Além disso, serão investidos na pavimentação de acessos a Sede Nova, Alegria, Senador Salgado Filho, Rolador, Pirapó e Garruchos, juntamente com a conclusão da ponte no acesso a Braga.
O secretário Juvir Costella assegurou que a obra de 42 km da ERS-305 será finalizada até o final do atual mandato do governo estadual, previsto para 2025. Ele destacou que já foram investidos R$ 47 milhões na pavimentação e que, com o aporte adicional, serão destinados mais R$ 21 milhões para concluir a obra.
Os recursos adicionais também serão utilizados para projetos estratégicos, incluindo acelerar obras em andamento e construir novos acessos municipais. No total, serão executados 36 projetos de acessos municipais em todas as nove regiões funcionais do estado, juntamente com 30 ligações regionais e 168 obras de conservação ou recuperação. Esse investimento se soma aos mais de R$ 1,7 bilhão alocados no biênio 2021-2022, totalizando R$ 2,5 bilhões destinados à melhoria da infraestrutura viária.
Para a recuperação de rodovias pavimentadas, o governo destinou um montante adicional de R$ 150 milhões, com R$ 60 milhões voltados especificamente para áreas afetadas pelas chuvas. Até o momento, já foram desembolsados R$ 190 milhões em julho, com o restante a ser pago ao longo do mês de outubro.
Durante o anúncio, foram assinadas ordens de início de obras para projetos de acessos municipais em Cerro Grande do Sul, Amaral Ferrador e Garruchos, reforçando o compromisso do governo com a melhoria da infraestrutura de transporte no estado.