Cidades Frederico Westphalen
Produtores de leite mobilizam manifestação em Frederico Westphalen
Nesta quarta-feira, os produtores bloquearam um trecho da BR-386, no entroncamento de acesso a Frederico Westphale
29/09/2023 10h44
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província

Cerca de 500 pessoas deram início a uma mobilização de agricultores familiares e produtores de leite na manhã desta quarta-feira (27) em Frederico Westphalen. O movimento, organizado pela Fetag-RS, através da Associação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Médio Alto Uruguai, com apoio da Macro-Regional Fronteira Noroeste e Missões, prevê a participação de mais de mil manifestantes ao longo do dia.
O principal objetivo dessa mobilização é reivindicar ações mais robustas tanto por parte do governo federal quanto do governo estadual para proteger e fortalecer a cadeia produtiva do leite no Estado, uma das principais atividades econômicas rurais.
Nos últimos anos, o aumento expressivo na importação de produtos lácteos, principalmente da Argentina e do Uruguai, tem causado consideráveis prejuízos aos produtores de leite, resultando na redução dos preços pagos pelo produto e prejudicando a competitividade local.
A expectativa é que novas medidas de apoio ao setor leiteiro sejam anunciadas em breve, já que uma comitiva de ministros do governo federal estará visitando o Rio Grande do Sul amanhã.
Nesta quarta-feira, os produtores bloquearam um trecho da BR-386, no entroncamento de acesso a Frederico Westphalen, onde realizaram manifestações e distribuíram panfletos aos motoristas que passavam pela rodovia, bem como à comunidade local. A Polícia Rodoviária Federal de Seberi acompanhou o ato para garantir a segurança e a ordem durante a manifestação.