Polícia l Trânsito Ronda Policial
PRF e PC desmontam esquema de contrabando de agrotóxicos no norte do estado
Ação resultou na apreensão de mais de uma tonelada de agrotóxicos
26/04/2023 10h58
Por: Jonas Martins Fonte: Polícia Rodoviária Federal
Dois veículos foram abordados e apreendidos pela PRF (Foto: PRF/Divulgação)

Em uma ação conjunta na manhã desta quarta-feira (26), em Sarandi/RS, a PRF e a PC prenderam três homens e apreenderam quase uma tonelada de agrotóxicos proibidos no Brasil, além de dois veículos e uma espingarda ilegal.

Durante uma operação de combate à criminalidade, a PRF identificou dois carros suspeitos de contrabando de agrotóxicos. Uma Palio Weekend, com placas de Sarandi/RS, e uma Saveiro, emplacada em Barra Funda/RS, foram abordados na BR 386.

Nos veículos foram encontrados 37 galões de 20 litros de Paraquat, um agrotóxico proibido no Brasil desde 2020 devido aos riscos à saúde associados ao desenvolvimento de doença de Parkinson, fibrose pulmonar e câncer. Os dois motoristas, de 49 e 62 anos, que já haviam sido presos pela PRF com agrotóxicos em outras ocasiões, foram presos novamente.

Na sequência, Policiais Rodoviários Federais e Policiais Civis foram até uma propriedade rural onde os criminosos armazenavam o produto contrabandeado. Já havia um mandado de busca e apreensão, expedido pela Comarca de Sarandi, em razão de uma investigação em andamento.

No local, os policiais prenderam um homem de 33 anos e encontraram mais 3 galões cheios de agrotóxico e 2 vazios, além de uma espingarda calibre 22 adulterada e equipada com silenciador e luneta.

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Sarandi para registro do flagrante.

■ Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

■ Nos siga no Instagram:

Clique aqui e acompanhe todas as publicações do Sistema Província de Comunicação de Tenente Portela.