Cidades Pela Região
Redentora: uma cidade em obras
A cidade está com diversas obras em andamento e muitos projetos
29/07/2022 10h41
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província
Hospital Santa Rita de Cássia é uma das obras mais importantes em andamento (Foto: Jonas Martins

Poucas cidades do estado estão, proporcionalmente, com tantas obras relevantes em andamento como o município de Redentora. Há algum tempo o município tem sofrido uma verdadeira transformação em sua infraestrutura urbana, no entanto, neste ano, os trabalhos se intensificaram e a cidade virou canteiro de obras.

Nossa reportagem visitou o município no último dia 25, feriado na cidade, e fomos acompanhados pelo prefeito Nilson Paulo Costa em algumas das obras que estão em andamento e ou já foram concluídas.

Nilson nos relatou que nos seus cinco anos de mandato, sua principal missão foi resolver alguns problemas sérios de infraestrutura no município e ao mesmo tempo dar melhor aspecto para cidade. O prefeito disse que uma cidade malcuidada além de apresentar um aspecto ruim para seus moradores, também tem mais dificuldades para atrair investidores.

É pensando nesses fatores que o município iniciou as obras para a revitalização da Avenida Constant Luiz Gemelli. Os trabalhos ainda estão no início, mas a tendência é que contemple a revitalização da pista de rolamento e todos os canteiros centrais, com substituição de meio fios, pavimentação com blocos intertravados, iluminação decorativa e criação de espaços de descanso. O custo da obra será de R$ 478.480,00 e será todo bancado com recursos próprios da municipalidade.

Outras obras importantes do município já estão concluídas, como a pavimentação asfáltica da Rua Acelino Lutz Pinheiro com prolongamento da João Pedro de Moura e da Rua Industrial II. Na mesma obra ainda foram pavimentados trechos da Sinfrônio Julio Ribeiro e da Walter Parachi de Barcellos. O custo foi de R$ 1,1 milhão de reais e abrangeu R$ 700 mil do estado e uma contrapartida do município de mais de R$ 400 mil.

Redentora ainda apresenta déficit de vagas no ensino infantil. Para tentar suprir essa necessidade a administração investiu, com recursos próprios, mais de R$ 130 mil para a reforma a adequação da antiga creche, localizada no Bairro Alfredo Vier, que voltará a receber alunos. A obra está pronta e deverá ser inaugurada em breve.

Em outro bairro da cidade, no 9 de julho, fica localizada a Escola Maria Belmont Albert, que também está em obras. No local está sendo feita uma ampliação com a construção de banheiros e quatro novas salas de aula. O investimento total,  somente com recursos próprios, é de R$ 449.232,00.

No Bairro 9 de julho está também o tradicional Estádio Municipal Ricardo Tesche. O local há tempos carecia de uma reforma e para alegria dos desportistas do município ela veio. O estádio está praticamente sendo reconstruído com nova área social, vestiários, pórtico de entrada, muros, alambrados em volta do campo e cabines de transmissão para a imprensa. O valor total do investimento é de mais de R$ 700 mil com contrapartida de mais de R$ 160 mil em recursos próprios.

O Centro Administrativo também foi ampliado. As obras estão praticamente concluídas e darão mais espaço para atendimento ao publico e organização das secretarias. O valor final das obras, também com recursos próprios, é de R$ 357.174,94.

No Bairro São José está em fase de finalização as obras da Unidade Pública de Acolhimento, popularmente conhecida como Casa Lar. Nos entramos no local e pudemos conferir como está ficando o ambiente que foi projetado para receber crianças e adolescente em situação de risco. O local apresenta uma qualidade impressionante. O investimento da obra é de R$ 476.492,69, sendo que a contrapartida do município é de R$ 36.414,94.

No coração da cidade está uma das obras mais importantes e aguardadas pela comunidade. O Hospital Santa Rita de Cássia, que está fechado há mais de 10 anos, e agora, com recursos próprios, e um investimento de mais de R$ 1,5 milhão está sendo totalmente reformado e adequado para que possa voltar a funcionar.

Andamos por dentro do novo hospital e com o conhecimento prévio do antigo, ficamos impressionados com a mudança. Pode-se dizer que ele foi reconstruído. Primeiro pela dimensão, que é bem maior, e segundo pelo projeto arquitetônico e de engenharia que está sendo executado, com todas as condições necessárias para receber, e muito bem, os enfermos, tão logo entre em funcionamento.

Além de todas essas obras, Redentora ainda projeta para os próximos meses a ampliação do parque de máquinas, reforma da quadra da Praça Redenção e construção de um projeto habitacional com o loteamento de 2,5 hectares que fica localizado nos fundos do Estádio Municipal, onde o prefeito pretende construir 60 casas para serem repassadas a moradores que sofrem com a falta de moradia.

Redentora está em obras e a julgar pelos projetos apresentados pelo prefeito Nilson, deve seguir assim por um bom tempo.

■ Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

■ Nos siga no Instagram:

Clique aqui e acompanhe todas as publicações do Sistema Província de Comunicação de Tenente Portela.