Os dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul na última semana revelam um aumento nos casos de violência contra a mulher na Região Celeiro durante o segundo quadrimestre de 2026, em comparação com o mesmo período de 2025 e 2024.
Entre janeiro e agosto deste ano, foram registradas 569 ocorrências, enquanto, no mesmo intervalo de 2025, o número havia sido de 480 casos.
Após uma tendência de queda observada nos meses anteriores, os registros voltaram a crescer em julho e agosto. Foram contabilizadas 57 ocorrências em julho e 79 em agosto, indicando uma nova elevação nos índices de violência contra a mulher na região.
Ameaças lideram as ocorrências
Nos oito primeiros meses de 2026, o crime mais recorrente foi o de ameaça, com 350 registros. Na sequência aparecem:
Entre os municípios da região, Três Passos lidera em números absolutos de ameaças e lesões corporais, com 69 e 31 registros, respectivamente.
Em relação aos casos de estupro, Santo Augusto apresenta o maior número, com quatro ocorrências registradas.
Já as duas tentativas de feminicídio contabilizadas na Região Celeiro ocorreram no município de Tenente Portela.
Municípios acima da média regional
Nove municípios da Região Celeiro apresentaram índices acima da média regional no segundo quadrimestre de 2026. No primeiro quadrimestre, eram sete municípios nessa situação.
A taxa média regional ficou em 10,24 casos por mil mulheres.
Em ordem decrescente, os maiores índices foram registrados em:
Três Passos lidera em números absolutos
Quando considerados os números absolutos, Três Passos aparece no topo do ranking regional, com 103 registros, sendo 69 deles relacionados ao crime de ameaça.
Na sequência está Tenente Portela, com 76 ocorrências, das quais 42 também correspondem a casos de ameaça.
Estupros preocupam
Outro dado que chama a atenção e preocupa as autoridades é o número de estupros registrados nos primeiros oito meses de 2026.
Durante todo o ano de 2025, foram contabilizados 21 casos na Região Celeiro. Somente entre janeiro e agosto de 2026, já foram registradas 18 ocorrências, número que se aproxima do total registrado em todo o ano anterior.
Metodologia adaptada à realidade regional
Devido à baixa densidade populacional da Região Celeiro, a Secretaria da Segurança Pública utiliza uma metodologia específica para medir os índices locais.
Em vez da taxa tradicional por 100 mil habitantes, a análise considera o número de casos por mil mulheres, proporcionando um retrato mais adequado da realidade regional e permitindo uma comparação mais precisa entre os municípios.
Denunciar pode salvar vidas
O crescimento dos casos reforça a importância da denúncia e do apoio às vítimas de violência.
O enfrentamento à violência contra a mulher exige uma atuação conjunta do poder público, das forças de segurança, dos serviços de atendimento e de toda a sociedade. A denúncia é fundamental para interromper ciclos de violência, responsabilizar os agressores e garantir proteção às vítimas.
Nenhuma mulher deve permanecer em silêncio diante da violência.
■ Notícias no WhatsApp:
Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.