Justiça Decisão Judicial
STF forma maioria para manter afastamento do diretor da PF, mas julgamento é suspenso
Gilmar Mendes pediu vista durante análise na Segunda Turma e adiou a conclusão do julgamento sobre Andrei Rodrigues.
08/09/2026 11h01
Por: Marcelino Antunes Fonte: GZH
(Foto: Divulgação / Antonio Augusto / STF)

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta terça-feira, 8 de setembro, para manter o afastamento do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. O julgamento começou às 10h, em plenário virtual, mas ainda não foi concluído.

A análise foi interrompida após o ministro Gilmar Mendes solicitar vista do processo. O pedido significa que o magistrado pretende contar com mais tempo para examinar o caso antes de apresentar seu voto.

Até o momento, três dos cinco integrantes da Segunda Turma já se posicionaram pela manutenção do afastamento. O relator, ministro André Mendonça, foi responsável pela decisão que determinou a saída preventiva de Rodrigues do cargo e recebeu o apoio de Luiz Fux e Nunes Marques.

Com o pedido de vista de Gilmar Mendes, a conclusão do julgamento fica adiada. O ministro Dias Toffoli ainda não apresentou seu voto.

Votos na Segunda Turma

Dessa forma, apesar da maioria já formada a favor da manutenção do afastamento, o julgamento permanece pendente de conclusão. A análise deverá prosseguir após a devolução do processo pelo ministro Gilmar Mendes.

 

 

■ Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp