Eleições 2026 Eleições 2026
Horário Eleitoral no RS começa nesta sexta-feira com definição dos tempos de cada candidato
Propaganda eleitoral gratuita para o Governo do Estado será exibida às segundas, quartas e sextas-feiras; Luciano Zucco terá o maior tempo entre os candidatos
25/08/2026 21h58
Por: Rafael Piasecki Fonte: Jornal Província/TRE-RS
Imagem Produzida por IA

A corrida eleitoral pelo Palácio Piratini entra em uma nova etapa nesta sexta-feira, 28 de agosto, com o início da veiculação do Horário Eleitoral Gratuito no rádio e na televisão no Rio Grande do Sul. Regulamentada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), a propaganda eleitoral em bloco do primeiro turno será exibida até o dia 1º de outubro.

A distribuição do tempo entre os candidatos foi definida com base no tamanho das bancadas eleitas na Câmara dos Deputados em 2022 e no cumprimento da cláusula de barreira pelos partidos ou coligações.

Na disputa pelo Governo do Estado, a propaganda em bloco será veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras. O candidato Luciano Zucco (PL) terá o maior tempo de exposição, com 4 minutos e 24 segundos por bloco, além de 14 inserções diárias durante a programação das emissoras.

Na sequência aparecem Juliana Brizola (PDT), com 2 minutos e 21 segundos por bloco e sete inserções diárias; Gabriel Souza (MDB), com 1 minuto e 44 segundos e cinco inserções; e Marcelo Maranata (PSDB), com 30 segundos por bloco e uma a duas inserções diárias.

Confira a divisão:

Candidato Tempo por bloco Inserções diárias
Luciano Zucco (PL) 4min24s 14
Juliana Brizola (PDT) 2min21s 7
Gabriel Souza (MDB) 1min44s 5
Marcelo Maranata (PSDB) 30s 1 a 2

Os candidatos César Pontes (PCO), Priscila Voigt (UP) e Rejane de Oliveira (PSTU) não terão participação no horário eleitoral gratuito, em razão de seus partidos não terem atingido a cláusula de barreira na última eleição geral.

Horários no rádio e na televisão

A propaganda eleitoral será apresentada em dois formatos: os programas em bloco, exibidos em horários fixos, e as inserções de 30 e 60 segundos distribuídas ao longo da programação normal das emissoras.

Às segundas, quartas e sextas-feiras, os blocos serão destinados aos candidatos aos cargos estaduais, incluindo Governo do Estado, Senado Federal e Deputado Estadual.

No rádio, os programas serão transmitidos das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25.

Na televisão, os horários serão das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55.

Já às terças, quintas e sábados, os blocos serão destinados aos cargos federais, como Presidência da República e Deputado Federal. Os horários serão os mesmos: das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25 no rádio, e das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55 na televisão.

Inserções serão distribuídas durante toda a programação

Além dos programas em bloco, as emissoras de rádio e televisão deverão reservar 70 minutos diários para a veiculação das inserções eleitorais.

Os comerciais, com duração de 30 ou 60 segundos, serão distribuídos ao longo da programação, entre 5h e meia-noite, contemplando os diferentes cargos em disputa.

Com o início do horário eleitoral, os candidatos passam a ter mais um importante espaço para apresentar propostas e buscar o apoio dos eleitores. No rádio, a propaganda ganha ainda mais relevância pela ampla presença das emissoras em municípios de todo o Estado.

A programação seguirá as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral durante o período que antecede o primeiro turno das eleições.

■ Notícias no WhatsApp:
Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.