Cidades Asfalto
Após quatro décadas de espera, asfalto da ERS-305 entre Crissiumal e Horizontina é concluído
Trecho histórico é finalizado e Governo do Estado anuncia investimento de R$ 28,8 milhões na recuperação de outro segmento da rodovia.
05/06/2026 14h59
Por: Rafael Piasecki Fonte: Fonte: Jornal Província/Com informações do Guia Crissiumal
(Fotos: Leila Ruver/Guia Crissiumal)

A quarta-feira, 3 de junho, entrou para a história de Crissiumal e Horizontina. Após mais de 40 anos de reivindicações da comunidade regional, foi concluída a obra de pavimentação asfáltica da ERS-305, garantindo a ligação totalmente asfaltada entre os dois municípios.

O lote 1, compreendido entre a localidade de Bela Vista Schmidt, em Crissiumal, e a Ponte da Cascata, na divisa com Horizontina, já estava concluído. Nesta semana, foi finalizado o lote 2, que liga a área urbana de Crissiumal até Bela Vista Schmidt. Restam apenas serviços de pintura da pista e instalação de placas de sinalização em alguns trechos.

A conclusão da obra representa o fim de uma longa espera marcada por anúncios, paralisações, manifestações e cobranças da população. Ao longo das últimas décadas, a ERS-305 tornou-se uma das principais demandas de infraestrutura da região.

Também na quarta-feira, o Governo do Estado anunciou o início das obras de recuperação asfáltica de um trecho de 15,13 quilômetros da ERS-305, entre Horizontina e Vila Cascata. O investimento será de R$ 28,87 milhões, com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), destinados a melhorias na pavimentação, drenagem e sinalização da rodovia.

■ Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp