Geral Detran
Governador Eduardo Leite anuncia fim de vistoria para veículos zero quilômetro e registro mais simples no RS
O governador Eduardo Leite anunciou, na manhã desta quarta-feira (10/11), um pacote de ações no registro de veículos que irão simplificar o process...
10/12/2025 13h18 Atualizada há 7 meses
Por: Rafael Piasecki Fonte: Secom RS

O governador Eduardo Leite anunciou, na manhã desta quarta-feira (10/11), um pacote de ações no registro de veículos que irão simplificar o processo e reduzir custos para o cidadão. As principais novidades foram o fim da vistoria para primeiro emplacamento e a implementação doRegistro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) Usados RS, com vistoria realizada por meio da Inteligência Artificial para a transferência de usados.

As medidas foram detalhadas pela diretora-geral adjunta do DetranRS, Isabel Cristina dos Reis Friski, acompanhada do diretor técnico do órgão, Fábio Pinheiro dos Santos, em ato realizado no Palácio Piratini.

O governador reforçou que a modernização dos processos públicos é resultado de uma visão de Estado que prioriza o cidadão e garante segurança sem burocracia excessiva. “A vida do cidadão é o que importa. Não é possível que o Estado imponha uma verdadeira gincana para alguém conseguir tocar a sua própria rotina.

A tecnologia já nos permite ter controle e segurança sem exigir passos desnecessários. Nosso dever é tornar tudo mais simples, mais rápido e com menos custos, não só financeiros, mas também de tempo e deslocamento. Desde o início do governo, trabalhamos para que o Estado se ajuste à vida das pessoas, e não as pessoas à máquina pública”, declarou Leite.

Notícias no WhatsApp:

Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular! Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.