O governo do Rio Grande do Sul estima um prejuízo preliminar de aproximadamente R$ 3 bilhões devido à destruição de rodovias e pontes estaduais causadas pelas enchentes recentes. A informação foi divulgada pela Secretaria de Logística e Transportes (Selt) a pedido do jornal Correio do Povo. A Selt destacou que "todas as regiões" do estado foram afetadas, com vias em todo o Rio Grande do Sul sofrendo algum tipo de dano.
Segundo o secretário Juvir Costela, estradas que conectam mais de 90% das cidades gaúchas tiveram danos variados. No auge das chuvas, havia 170 pontos de bloqueio em 79 rodovias e 97 municípios. Nesta segunda-feira, o número de bloqueios totais foi reduzido para 78, representando uma redução de mais de 50%.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) ainda não informou os valores dos danos. Além dos bloqueios rodoviários, as três balsas no rio Taquari (duas em Triunfo e uma em Taquari) e a travessia de São José do Norte a Rio Grande permanecem fora de operação devido à correnteza intensa.
#EnchentesRS #Infraestrutura #Prejuízos #Rodovias #GovernoRS