Especiais Estado
Famurs define novo presidente
Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul, vai liderar a entidade
14/05/2024 14h02
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província com informações da FAMURS
Marcelo Arruda do PRD assume a liderança da FAMURS (Foto: Famurs/Divulgação)

A Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – realizou no dia 13 de maio a eleição para ratificar os nomes indicados pelos partidos políticos para integrar o Conselho Administrativo da entidade para a Gestão 2024/2025. Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul, foi oficialmente eleito presidente da entidade com 247 votos. Ao todo, foram contabilizados 250 votos, com três votos brancos e nulos. Diferente dos anos anteriores, a eleição ocorreu exclusivamente de forma online.

Marcelo Arruda foi escolhido pelo Partido Renovação Democrática (PRD), anteriormente conhecido como Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), para liderar a Famurs até maio de 2025. A cerimônia de posse está marcada para o dia 28 de maio, com formato e local a serem definidos, devido à situação de calamidade pública que atualmente afeta o Rio Grande do Sul.

Arruda substituirá Luciano Orsi (PDT), prefeito de Campo Bom, no comando da entidade. Sua indicação segue um acordo estabelecido em 2005 entre os partidos com maior número de prefeitos no estado, que prevê o rodízio de legendas na direção da entidade. Este acordo determinou que o PTB, sendo o quarto partido com maior número de prefeitos eleitos no RS em 2020, teria o direito de escolher o presidente da Famurs em 2024. Nos anos anteriores, o Progressistas e o MDB foram os primeiros a compor o rodízio.