Cidades Barra do Guarita
Presidente da Amuceleiro participa de evento internacional sobre meio ambiente e gestão de resíduos em Portugal
A participação de Tisott foi viabilizada pela Federação Nacional dos Consórcios Públicos (FENACOMP)
26/04/2024 14h26
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província
Grupo participando do evento em Portugal (Foto: Divulgação)

Durante os dias 7 a 12 de abril de 2024, o Presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) e Prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tisott, representou o Brasil no XVII Benchmarking Internacional de Resíduos Sólidos, realizado em Portugal. O evento, organizado pela Lavoro, reuniu representantes de diversos setores ligados ao saneamento e gestão de resíduos de diferentes regiões do Brasil, em uma iniciativa voltada para a troca de conhecimentos e experiências.

A participação de Tisott foi viabilizada pela Federação Nacional dos Consórcios Públicos (FENACOMP), entidade que cobriu os custos relacionados à participação, incluindo passagens aéreas, hospedagem e acesso a atividades de networking. O evento contou com a presença de autoridades como reguladores de serviços públicos, representantes de secretarias de meio ambiente, tribunais de contas, deputados e empresas do setor.

Durante sua estadia em Portugal, Tisott e a comitiva brasileira tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades, incluindo aulas e visitas técnicas a infraestruturas de saneamento e gestão de resíduos em várias cidades do país. As atividades foram realizadas em Lisboa, Chamusca, Leiria, Viseu, Tondela e Porto, onde puderam conhecer de perto exemplos de boas práticas e inovações tecnológicas na área.

Destacam-se algumas das visitas técnicas realizadas durante o evento, como a ETAR Alcântara, um complexo subterrâneo de estações de tratamento de águas residuais em Lisboa, e o Ecoparque do Relvão, na Chamusca, onde foram apresentadas práticas de reciclagem de resíduos perigosos e geração de energia a partir de biomassa.

Para Tisott, uma das principais lições aprendidas durante o evento foi a importância da valorização dos resíduos como uma política pública de Estado, não apenas visando a preservação do meio ambiente, mas também como uma oportunidade de geração de renda, empregos e desenvolvimento integrado com outros setores da economia.

A participação no XVII Benchmarking Internacional de Resíduos Sólidos proporcionou não apenas um intercâmbio de conhecimentos, mas também a oportunidade de estabelecer conexões e parcerias que podem contribuir para o avanço das políticas de saneamento e gestão de resíduos no Brasil, em benefício das comunidades e do meio ambiente.