Cidades Tenente Portela
Tenente Portela se aproxima de 3200 casos de dengue
Tenente Portela tem uma incidência de mais de 22 mil casos para cada 100 mil habitantes.
22/03/2024 10h38
Por: Jonas Martins Fonte: Jornal Província
Tenente Portela tem uma incidência de mais de 22 mil casos para cada 100 mil habitantes. (Foto: Prefeitura de Tenente Portela)

Nesta sexta-feira, 22, a Prefeitura de Tenente Portela deverá divulgar um novo boletim onde os casos de dengue confirmados no município deverão chegar aos 3200. O último boletim divulgado na terça-feira tinha 3.135 casos confirmados. Eram 14 casos descartados, 4 óbitos oficializados e 14  pessoas que estavam internadas em decorrência da doença.

Esse número de infectados significa que 22% da população de Tenente Portela já contraiu a doença. Em casos de saúde pública o índice de incidência é geralmente elevado a 100 mil habitantes, logo, Tenente Portela tem uma incidência de mais de 22 mil casos para cada 100 mil habitantes.

O número coloca o município, proporcionalmente, como um dos líderes de casos positivos no Brasil. Os municípios com maior número de casos em valores absolutos, como Belo Horizonte, recém passaram dos 300 casos para cada 100 mil habitantes. Essa é a barreira que fez com que o problema deixe de ser surto e se torne uma epidemia, ou seja, Tenente Portela a muito ultrapassou a condição de surto e passou para a epidemia descontrolada da doença.


Na Região

Na região a dengue tem avançado também, sendo que a maior intendência no momento fica por conta de Redentora, que viu o número de casos confirmados disparar nas últimas três semanas, chegando a 704 confirmações. Nesta semana o município também teve a confirmação da morte do primeiro morador contaminado com o vírus.

Trata-se de uma mulher de 37 anos, sem comorbidades, moradora da Terra Indígena do Guarita que faleceu após ficar internada no Hospital Santo Antônio. Ela não possuía comorbidades.
O município de Três Passos também teve o registro da triste notícia de um óbito em decorrência da doença nesta semana. Um morador de 88 anos que morreu no dia 06 de maço. Ele possuía comorbidades agravantes ao vírus.

Com esses casos, já foram registrados mortes por dengue na região em Tenente Portela, que lidera com quatro casos, Frederico Westphalen com dois casos. Os municípios de Iraí, Redentora, Três Passos e Vista Gaúcha registraram uma morte cada, ou seja, dos 29 óbitos confirmados no estado, 10 estão na microrregião

Outros municípios que ainda preocupam na região são Crissiumal que vem numa escalada de casos ultrapassando 430 confirmações e Miraguaí que ultrapassou a marca de 300 casos. Pinheirinho do Vale com 397 confirmações, Derrubadas com 374 casos e Barra do Guarita com 318 casos apresentaram redução na média diária nesta última semana epifitológica, mas ainda vivem situação preocupante.