OUÇA 100,7 AO VIVO
Terça, 16 de outubro de 2018
55 9 9137-5869
Região Noroeste

05/10/2018 ás 17h14 - atualizada em 10/10/2018 ás 16h35

Raiana Silva

Tenente Portela / RS

Acúmulo de 13 mil processos é o principal desafio do novo magistrado de Tenente Portela
Dr. Luís Gustavo Negri Garcia concedeu uma entrevista na tarde de hoje
Acúmulo de 13 mil processos é o principal desafio do novo magistrado de Tenente Portela
Juiz Luís Gustavo Negri Garcia, em seu gabinete no Fórum de Tenente Portela. (Foto: Jornal Província)

Drº Luís Gustavo Negri Garcia, natural de Araçatuba interior de São Paulo é o atual juiz de Direito da Comarca de Tenente Portela, mas antes da nomeação já atuou como advogado, delegado de polícia e assessor jurídico do Ministério Público, exercendo as funções em vários estados brasileiros. Teve sua formação superior na faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, realizou a pós-graduação dentro da área do Direito Público. A decisão de assumir a Comarca que contempla os municípios de Miraguaí, Vista Gaúcha, Derrubadas, Barra do Guarita e a sede, Tenente Portela, trouxe grande contentamento a população que aguardava a mais de 4 meses um novo juiz para dar andamento aos processos judiciais.


Durante entrevista feita pela nossa reportagem no dia de hoje (5) em seu gabinete, o magistrado declarou que após a classificação no último edital no qual participou teve aberta a oportunidade de escolher, a nível estadual a Comarca a ser designado. A excelência dos funcionários, advogados locais e a boa relação da população com o poder judiciário relatadas por antigos juízes que atuaram na cidade foram fatores preponderantes para a decisão de atuar no fórum portelense. 


A posse do Drº Gustavo Garcia ocorreu no último dia 2 de outubro, no júri do fórum de Tenente Portela, com a presença de autoridades dos poderes executivo, legislativo, policial da microrregião, além de convidados.  Ele destacou durante a cerimônia de posse, bem como na entrevista, que a cidade é acolhedora e buscará ter um diálogo com a comunidade e primar pela agilidade judicial dos processos existentes.  Confira algumas perguntas e trechos das respostas da entrevista feita com o magistrado: 


O que achou da cidade e da população de Tenente Portela? 


Tive pouco contato com a cidade, mas o que eu vi me surpreendeu positivamente. A recepção da comunidade local e autoridades, a própria estrutura da cidade, a presença de uma casa de saúde de referência como o Hospital Santo Antônio com um corpo médico eficiente nos deu tranquilidade qiuanto a residência no município. 


Quais desafios pode-se perceber na Comarca até o momento? 


A Vara Judicial tem um número de processo muito elevados alcançando a marca de 13 mil. O principal desafio é combater esse número elevado de processos em andamento, atuando sempre com justiça, fazendo valer a efetividade das decisões, evitando atropelar todo acervo para não  infringir a lei. 


Será  estipulado algum critério para a priorização de alguns processos?  


As prioridades que existem são aquelas determinadas legalmente. Idosos, deficientes são exemplos dessa regra que segue o que é previsto em lei. Não haverá nenhuma interferência além disso por parte do Judiciário portelense para priorizar processos. 


Qual sua expectativa dentro do cargo de juiz nessa comunidade? 


Espero ter um bom diálogo permanente com a comunidade local e as instituições, fazendo do meu exercício a prestação de justiça efetiva que deixe satisfeita toda a comunidade da Comarca de Tenente Portela. 


Dentro da sua nomeação está em seus planos instalar uma nova metodologia ? 


Não. Os colegas anteriores que assumiram a Comarca adotavam uma metodologia correta de trabalho. Nesta metodologia atual, a sincronia com os funcionários é muito estreita e excelente, portanto não vejo o porquê de mudar este método eficiente de trabalho. 

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium