OUÇA 100,7 AO VIVO
Sábado, 15 de dezembro de 2018
55 9 9137-5869

29º

Min 22º Max 31º

Trovoadas isoladas

Tenente Portela - RS

às 12:29
Variedades

28/09/2018 ás 01h25 - atualizada em 28/09/2018 ás 01h29

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Horário de Verão deverá iniciar no dia 04 de novembro
Mudança no horário valerá para dez estados e Distrito Federal
Horário de Verão deverá iniciar no dia 04 de novembro
Palácio do Planalto recebeu duas solicitações para alterar o início do Horário de Verão (Foto: Diones Roberto Becker)

Tradicionalmente, o Horário de Verão iniciava a meia noite de algum domingo do mês de outubro. Entretanto, um decreto da presidência da República transferiu a data para 04 de novembro. Neste dia, os relógios em dez estados e no Distrito Federal deverão ser adiantados em uma hora.


A mudança atendeu a solicitação apresentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que o início do Horário de Verão não coincida com o segundo turno das eleições deste ano, que está marcado para o dia 28 de outubro. De acordo com o TSE, o pedido acatado pelo governo federal tem como intuito garantir mais agilidade na apuração e divulgação dos resultados do pleito.


O ministério da Educação (MEC) também requereu que o Palácio do Planalto adie o início do Horário de Verão em virtude da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O MEC alega que se o horário diferenciado começar no dia 04 de novembro poderá gerar confusão e fazer com que os candidatos se atrapalhem com a hora, isso porque, neste ano, as provas do ENEM irão acontecer nos dias 04 e 11 de novembro.


A presidência da República ainda não se pronunciou sobre a solicitação do MEC. Já o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) não cogita a possibilidade de modificar as datas das provas do ENEM 2018.


Se o pedido do ministério da Educação não for aceito, o Horário de Verão começará no próximo dia 04 de novembro e o encerramento será em 16 de fevereiro de 2019.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium