OUÇA 100,7 AO VIVO
Segunda, 12 de novembro de 2018
55 9 9137-5869
Região Noroeste

05/09/2018 ás 17h27 - atualizada em 06/09/2018 ás 23h29

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

SEMA altera dias de visitação ao Salto do Yucumã
Parque Estadual do Turvo abrirá de quinta a segunda-feira a partir da próxima semana
SEMA altera dias de visitação ao Salto do Yucumã
Salto do Yucumã possui 1.800 metros de quedas d’água horizontais (Foto: Divulgação/SEMA)

A secretaria estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) alterou os dias de funcionamento do Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas. A partir da próxima semana, a Unidade de Conservação (UC) ficará aberta para visitação de quinta a segunda-feira, das 08 às 18 horas, com intervalo das 12 às 13horas.


De acordo com a diretora do Departamento de Biodiversidade, Liana Barbizan, a mudança atende a uma sugestão do conselho gestor. – Sentimos necessidade de fazer essa alteração a partir do diálogo com a sociedade, com o intuito de melhorar a visitação e o turismo nos dias e horários de maior visibilidade – destaca Liana. Antes, a UC abria de quarta a domingo, fechando nas segundas e terças-feiras.


Essa novidade integra um leque de ações já realizadas pela SEMA para garantir a visibilidade do Salto do Yucumã e estimular o turismo na Região Noroeste. Considerado uma das maiores quedas d'água horizontais do mundo, o Salto do Yucumã possui 1.800 metros de extensão. No entanto, a paisagem ficava submersa na maior parte do tempo, por conta da operação da usina hidrelétrica Foz do Chapecó.


Para resgatar esse ponto turístico, a SEMA firmou acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA). A parceria resultou na publicação da Resolução nº 4 da ANA, que regra o funcionamento da usina hidrelétrica e determina a visibilidade do Salto do Yucumã aos finais de semana. As condições de visibilidade do maior salto longitudinal do mundo também passaram a ser informadas semanalmente no site da SEMA. A resolução funcionou em formato de teste por 180 dias e, no dia 17 de julho, foi publicada a Resolução nº 49 e o acordo passou a valer em definitivo.


Outra novidade é o avanço do processo de instalação de bebedouros na área de visitação do Salto do Yucumã. Foi concedido pelo Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da SEMA, no dia 31 de agosto, a outorga que autoriza a captação de água subterrânea através de poço tubular. Conforme Liana Barbizan, essa autorização é a garantia de que o poço está apto a funcionar. – Essa é uma das necessidades do Parque Estadual do Turvo e uma das reivindicações dos visitantes e do conselho – frisou a diretora do Departamento de Biodiversidade da SEMA.


Os próximos passos serão a reforma dos banheiros e a instalação de painéis solares para a geração da energia que viabilizará o funcionamento dos bebedouros. Está sendo firmada ainda uma parceria com os municípios que integram o consórcio Rota do Yucumã para instalar lancheria no Centro de Visitação e melhorar a sinalização do Parque Estadual do Turvo. A meta é concluir as melhorias até o final do ano.


Além disso, será permitida a venda de artesanato, souvenirs e a realização de trilhas conduzidas por guias cadastrados com o intuito de promover a educação ambiental.

FONTE: SEMA-RS

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium