OUÇA 100,7 AO VIVO
Terça, 24 de novembro de 2020
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Geral

20/11/2020 ás 18h09

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Ministério da Agricultura lança plataforma para registro de máquinas e tratores
Plataforma ID Agro poderá ser utilizada direto pelo smartphone
Ministério da Agricultura lança plataforma para registro de máquinas e tratores
Com o cadastro, os tratores, colheitadeiras e outros equipamentos terão um documento oficial que permitirá a circulação em vias públicas (Foto: Diones Roberto Becker)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou, na sexta-feira (20/11), uma plataforma digital para que os produtores rurais possam registrar tratores e máquinas gratuitamente. A iniciativa, batizada de Plataforma de Registro e Gestão de Serviços, Marcas, Tratores e Equipamentos (ID Agro), foi desenvolvida em uma parceria da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do MAPA com o Instituto CNA (ICNA).


Com o cadastro, os tratores, colheitadeiras e outros equipamentos terão um documento oficial que permitirá a circulação em vias públicas. A medida atende uma lei federal que liberou tratores agrícolas de emplacamento e do licenciamento, mas tornou obrigatório o registro em um cadastro específico do MAPA.


— Fizemos essa ferramenta, simples, sem custos para o agricultor, que eu acho que vai ser de grande valia para o produtor rural — disse a ministra Tereza Cristina durante o lançamento do ID Agro.


A plataforma também permite que os produtores façam notificações em caso de roubos e furtos, bem como, dá mais segurança na contratação de seguro do equipamento, uma vez que a rastreabilidade está incluída na plataforma.


A plataforma ID Agro poderá ser utilizada direto pelo smartphone, basta baixar o aplicativo pelo Google Play. Atualmente está disponível apenas para Android, mas em breve também estará disponível para iOS e na web.


Inicialmente, a plataforma vai funcionar em uma fase piloto, em que somente alguns agentes autorizados, como as concessionárias de vendas de equipamentos, poderão fazer o registro de tratores novos. Em outra fase, o acesso será ampliado e será possível registrar também os tratores antigos.


Notícias no WhatsApp:


Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

FONTE: Agência Brasil

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium