OUÇA 100,7 AO VIVO
Terça, 24 de novembro de 2020
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Especiais

19/11/2020 ás 10h48 - atualizada em 19/11/2020 ás 11h31

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Corsan prepara investimentos para suprir falta de água em Tenente Portela
Equipe de técnicos está no município realizando estudo para perfuração de novos poços
Corsan prepara investimentos para suprir falta de água em Tenente Portela
Corsan realiza trabalho em Tenente Portela para perfurar novos poços no município (Foto: Mauricio dos Santos)

Tenente Portela vem sofrendo com a estiagem que atinge a região, tanto é que o munícipio foi o primeiro do Rio Grande do Sul a ter o seu estado de emergência reconhecido pela defesa civil. A situação crítica afeta a economia, principalmente agrícola, mas já começa a causar graves problemas no abastecimento de água para o consumo humano.


Já há algum tempo o escritório local da Corsan que é chefiado por Mauricio dos Santos, o Fifo, vem divulgando alertas em relação ao consumo consciente da água, uma vez que algumas áreas da cidade vem sofrendo com a falta de abastecimento, principalmente entre o final da tarde e a entrada da noite, momento de pico para o consumo.


Há cerca de um ano a nossa reportagem já realizava uma matéria que chamava a atenção para as condições dos poços de abastecimento de Tenente Portela, que naquele momento estavam operando muito abaixo da sua capacidade. Na oportunidade Fifo já alertava a comunidade, que se não houvesse uma mudança significativa nos hábitos de consumo da população a rede de distribuição poderia entrar em colapso e a falta de água poderia se tornar um problema sério. Pois o alerta não funcionou e a Corsan está preocupadíssima com a queda de abastecimento no município.


Segundo o superintendente da Corsan, superintendência de Santo Ângelo, João Batista Corin, a situação de Tenente Portela é a mais preocupante entre os mais de 60 municípios que são atendidos nessa regional, uma vez que os reservatórios atuais estão baixos e de seis poços que foram perfurados no ano passado, quatro se mostraram ineficientes ou não deram as condições de salubridade exigida para o consumo humano.


No atual momento o município precisa ser socorrido com o uso de caminhões pipas que estão transportando água de Coronel Bicaco, para tentar suprir a necessidade do município.


João Batista informa que a Corsan está buscando alternativas para superar o desgaste hídrico pelo qual passa o município, mas ressalta que a estiagem atual é a maior desde 2002 e que segundo os prognósticos atuais ela ainda deve se agravar mais nos próximos meses, o que evidentemente deve complicar ainda mais o problema de falta de água no município.


Nesta semana o superintendente, acompanhado do engenheiro eletricista Alexandre Kunkel da Costa e da coordenadora operacional de Ijupi Evanise Teixeira, estiveram em Tenente Portela realizando um trabalho de geofísica para determinar pontos onde poderiam ser perfurados novos poços para o uso da Corsan. João Batista ainda afirmou que dentro dos próximos meses deve ser instalada um novo reservatório com o dobro da capacidade do atual, investimento que poder assegurar o abastecimento no município.


O grupo também visitou prefeitos da região, inclusive o de Tenente Portela, na intenção de buscar alternativas para suprir o déficit atual de abastecimento.


Enquanto as ações diretas não surtem efeito ou os hábitos dos portelenses não mudem drasticamente, o caminhão pipa seguirá buscando água em Coronel Bicaco para tentar repor a necessidade de Tenente Portela.


Atualmente Tenente Portela tem um reservatório com capacidade de 250 mil litros, e o projeto de construção para um de 500 mil litros já está pronto, aguardando apenas detalhes para iniciar a obra. Atualmente o município tem buscando entre 60 e 90 mil litros de água por dia em Coronel Bicaco.


Notícias no WhatsApp:


Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.


Corsan 01

FONTE: Jornal Província

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium