OUÇA 100,7 AO VIVO
Quinta, 20 de setembro de 2018
55 9 9137-5869
Especiais

01/09/2018 ás 13h20

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

HSA não vai atender eletivas de municípios sem convênios
Direção do Hospital Santo Antônio explica mudanças no atendimento
HSA não vai atender eletivas de municípios sem convênios

A presidente da entidade Mirna Braucks, acompanhada da administradora Lisete Bison e do membro do conselho fiscal, Padre Guido Taffarel explicam que a situação financeira do HSA está obrigado a tomar atitudes para garantir a viabilidade da entidade.


Mirna Braucks começou falando que os atendimentos eletivos a partir de agora serão priorizados para os municípios que tem convênio com  o Hospital Santo Antônio. Ela explica que o gasto com esse tipo de atendimento, que não são pagos por ninguém acabam atacando a saúde financeira da entidade.


Lisete Bison, disse que a casa de saúde tem obrigação de prestar atendimento em Urgência e Emergência, com pessoas que chegam através de ambulâncias. Ela diz que neste setor há uma médico clinico e que se esse necessitar ele chama especialistas em cirurgia, traumatologia e outras especialidades do departamento de emergência.


A partir de agora, explica a administradora,  as demais especialidades como cardiologistas, buco, que estão de sobreaviso atenderão somente os pacientes que virem dos municípios convênios, os demais terão que cobrir estes gastos de maneira particular.


“O atendimento médico e os medicamentos serão cobrados dos municípios e ou dos pacientes que precisarem do atendimento.” Ela explica que os municípios que não assinaram convênios terão que procurar outra forma de atendimento e ela espera que os administradores municípios para renovar convênio  ou começar um convênio.


“Os pacientes com planos de saúde muitas vezes omitem que tem planos e são atendidos pelo SUS para não pagar a diferença,  então a gente pede que esses pacientes comecem a usar seus planos, para que possam ser sobrados esses atendimentos do convênio.”


Lisete Bison informou que na última sexta-feira houve uma reunião com os municípios, diretorias e membros da comunidade para explicar essas mudanças. Ela disse que a direção está fazendo um apelo para que os pacientes procurem seus postos de saúde quando o assunto não for grave, de emergência e urgência. Ela explica que como fica apenas um médico de plantão, para atender as emergências e urgências, aquelas consultas eletivas ficam aguardando atendimento por um período longo e isso tem causado um transtorno para a casa de saúde, já que muitos pacientes tem agredido os profissionais verbalmente por essa demora.


Essas agressões que em um caso chegou a ser física, já que muitos profissionais estão se recusando a fazer plantão na emergência por causa dessa situação.


O Padre Guido Taffarel disse que foi testemunha do crescimento da instituição, já que quando chegou em Tenente Portela parte do prédio ainda era de madeira. “Precisamos fazer nossa parte, eu sei que quem chega no hospital está com suas dores,  mas é necessário paciência e entendimento dos usuários. A compreensão e a colaboração é importante para a nossa instituição sobreviver.”


O padre ainda criticou municípios, estado e união que muitas vezes deixam de repassar os recursos para que a casa de saúde possa prestar seus atendimentos.


Mirna Braucks completou que a decisão é muito difícil de ser tomada e que essa situação só chegou a esse ponto por causa das condições financeiras da instituição.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Tribuna Popular

Tribuna Popular

Blog/coluna Programa Tribuna Popular, apresentado pelo Jornalista Jalmo Fornari a quase 30 anos é uma referência em rádio jornalismo na metade norte do Rio Grande do Sul. O programa é transmitido pela emissora nos sábados das 12:40hs às 14:00hs. Neste espaço você acompanha um resumo das principais entrevistas do programa.
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium