OUÇA 100,7 AO VIVO
Quarta, 18 de julho de 2018
55 9 9137-5869
Especiais

26/06/2018 ás 15h53 - atualizada em 26/06/2018 ás 15h57

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Rádio Província: Uma emissora com os pés em Tenente Portela, braços na região e os olhos voltados para o mundo
Província completa 29 anos
Rádio Província: Uma emissora com os pés em Tenente Portela, braços na região e os olhos voltados para o mundo

No último domingo, 17 de junho de 2018, a Rádio Província FM, comemorou 26 anos de atuação efetiva na região Noroeste do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Leste da Argentina. 


 Inaugurada em 17 de junho de 1989, a emissora se tornou ao longo desses últimos 29 anos, líder absoluta de audiência em Tenente Portela e uma das emissoras mais lembradas pelos ouvintes de mais de 80 municípios.


 No início, operando com apenas 250 watts, a partir da exigência da comunidade regional foi mudando de categoria, até se tornar a primeira FM regional classe “A” da região, hoje com destaque estadual.


A Rádio Província FM sempre primou pela modernidade e interação absoluta com o povo desta região. Sendo que nos últimos anos tem investido na abrangência das mídias digitais com produções de qualidade que tem mostrado um resultado absolutamente positivo neste segmento. A emissora tem hoje cerca de 20 mil seguidores no Facebook, sendo todos eles de maneira orgânica, ou seja, apenas formada por pessoas que de fato desejam curtir e seguir a páginas sem seguidores pagos, como muitas vezes é observado nas páginas de outros veículos de comunicação.


As produções audiovisuais têm recebido uma constante atualização para oferecer para o ouvinte e internauta um material de qualidade e de importância regional, como é por exemplo o quadro de web documentários intitulado Personagens e Talentos da Nossa Terra que resgata a história da região através da trajetória de pessoas que ajudaram a escreve-la. 


Os vídeos desse quadro chegam a marca de 150 mil visualizações e alcançam mais de meio milhão de internautas por produção. Diariamente a emissora produz o noticioso Província Noticia, especialmente para o internauta. 



A Rádio Província possuí um histórico muito importante de participação na vida da comunidade regional e isso se deve a capacidade da emissora de se adaptar a todos momentos vividos pelos meios de comunicação do Brasil.


As músicas buscam contemplar ao longo da programação o maior número de ouvintes possíveis, atingindo a maior parcela da comunidade, embasada em pesquisas e seguindo o gosto popular.


Sempre renovando e se reinventando a emissora apresenta programas com conteúdo e que tem por objetivo, informar, conscientizar, interagir e animar o dia-a-dia dos ouvintes.


Na grade da emissora estão alguns dos mais tradicionais programas de rádio da região, como o Tribuna Popular que vai ao ar todos os sábados as 12h30min apresentado pelo jornalista Jalmo Fornari desde que a emissora abriu as portas ou o Mateando com a Província que já teve diversos apresentadores de destaque no rádio regional e que atualmente é apresentado por Cleiton Figueiredo e vai ao ar todos os domingos a partir das 10 horas.


No jornalismo além do Tribuna Popular ainda podem ser destacados na programação da 100,7 os programas Estação Província que vai ao ar de segunda a sexta a partir das 8 horas da manhã com apresentação de Jonas Martins e o Revista 100,7, principal noticiário do rádio regional apresentado por Jonas Martins e Angelita Cristina. Além dos produtos da Rede Gaúcha Sat como o Noticia Hora Certa e o Correspondente Rede Gaúcha Sat.


Na área de entretenimento, informações e serviços destacam-se os programas Bom Dia Província apresentado por Maicon Spanic de segunda a sexta sempre a partir das 05 horas da manhã e o Estrada da Vida apresentado por Angelita Cristina também de segunda a sexta a partir das 10 horas.


Durante as tardes a emissora passou por grandes transformações nos últimos dias e traz uma programação musical interativa e muito próxima do ouvinte com o alto astral do programa De Bem com Você apresentado por Raiana Silva de segunda a sexta às 13 horas e o Show do Figueiredo, às 14 horas, apresentado por Cleiton Figueiredo. Os dois locutores ainda dividem microfones no programa Melhor da Tarde que vai ao ar de segunda a sexta às 15 horas. As 17 horas fechando a programação da tarde o ouvinte pode acompanhar o programa Boteco Província, apresentado em sua primeira parte por Angelita Cristina e na segunda parte por Jonas Martins.


A noite da Província começa as 19 horas com o A voz da Província apresentado por Jonas Martins que inclui música e notícias, além do Clube das Gurias com Raiana Silva que vai ao ar ás 21 horas com entrevistas e muita interatividade e prêmios. A programação ainda conta com o programa Papo de Bar, apresentado por Cleiton Figueiredo a partir das 23 horas.


Centenas de ouvintes entram em contato diariamente com a emissora pedindo músicas e interagindo com a programação, de diversos municípios da região, mostrando o poder de interação e de capacidade de informar e entreter que emissora adquiriu ao trabalhar com credibilidade e compromisso ao longo desses 29 anos.



Há 29 anos, surgia na região, a Rádio Província FM. Autorizada a entrar no ar em portaria assinada em 08 de setembro de 1988, pelo então ministro, Antônio Carlos Magalhães, a emissora iniciou as suas transmissões em 17 de junho de 1989, em caráter experimental. 


No dia 19 de julho, com a presença de autoridades locais e regionais, a 100.7 FM foi inaugurada oficialmente. Desde o primeiro dia de transmissões, a Província FM levou ao ar uma programação dirigida ao público de rádio regional, inovando o estilo das emissoras em FM existentes neste canto do Rio Grande do Sul, seguida algum tempo atrás pelas demais emissora. A 100.7 tinha um transmissor de apenas 250 watts e já nos primeiros meses se fez necessária um processo de alteração da potência para corresponder à expectativa regional. Em 1991, a emissora era elevada da classe “C” para a classe “B” e em 1995, foi autorizada a funcionar na classe “A4” que coloca como uma emissora de caráter regional no plano de radiodifusão do DENTEL. No ano que passou novamente pressionada pelo mercado competitivo a emissora foi autoriza a subir de classe para “A3”, projeto que se efetivou durante a 4ª Expotenpo.


A emissora dirigida pelo jornalista Jalmo Fornari, foi sempre um marco de inovações e revelações no rádio regional. Já em 1992, a empresa adquiriu computadores 386, vanguarda naquele tempo, para controle operacional. Foi umas das primeiras emissoras do interior gaúcho a operar com sistema digital através da reprodução de mídia pelo formato MP3.   Antes disso a emissora já havia sido pioneira na utilização de CDs, em um tempo que 99,9% dos sucessos musicais eram impressos em discos de vinil. Foi a primeira na região a adotar o já obsoleto Mini Disc Player (MDS). Com alteração para classe “A”, a 100.7, adquiriu equipamentos MTA – 10.000 wats, de última geração, utilizados então, apenas por redes como RBS e Pampa. Com passar dos anos foi agregando qualidade em seus equipamentos e hoje se destaca no cenário regional .  O pioneirismo da 100.7 FM também ocorreu na área digital. Desde 1995, a empresa mantinha o site www.yucuma.com.br, hoje, atualizado para www.clicportela.com.br que possui informações diversas sobre a empresa e a região, se tornando o grande portal de notícias regional. Recentemente o Sistema Província reativou o endereço www.yucuma.com.br, onde passou a disponibilizar de maneira gratuita as edições digitais do Jornal Província.


Por seu quadro funcional passaram ótimos profissionais, entre eles, alguns que iniciaram a carreira na Província FM e outros que conseguiram destaque na comunicação regional e estadual. Entre eles, o primeiro grande destaque da emissora, o hoje advogado, André Sturmer, ao sair da 100.7 foi ser apresentador da RBS TV Santa Rosa. Adriana Moreno, que iniciou na Província e teve várias passagens em importantes emissoras do interior e capital do estado. Adriana Sturmer, formada em Comunicação Social e com passagens após a Província, aonde estreou, como na Rede Atlântida. Paulo Farias que até poucos dias atrás ainda ocupava o microfone da emissora e Angelita Cristina que é um dos grandes símbolos do rádio regional, que descontando um período em que deixou a emissora, já faz parte da equipe da 100,7 há quase 20 anos.


Atualmente a emissora mantem em seu quadro uma equipe altamente qualificada e selecionada para que a mesma possa levar até o ouvinte uma programação que agrade e contemple-o da melhor maneira possível. Entre locutores e trabalhadores direta e indiretamente a emissora gera atividade para pelo menos 15 pessoas.



Não é só rádio ou jornal o que se faz no Sistema Província de Comunicação. Conforme o diretor, jornalista Jalmo Fornari, o maior orgulho da empresa, não é o resultado contábil que quase sempre foi reinvestido em melhorias e benefícios para a região e para a emissora. 


Em sua opinião, o maior orgulho da 100.7 FM é o trabalho comunitário e social que a equipe sempre pautou como prioritário. Foram dezenas de lutas regionais assumidas, entre elas, a telefonia celular para a região, a luta pelo turismo, por asfalto, pela continuidade das rodovias, pela ampliação do sistema de água em Tenente Portela, pela manutenção do bosque municipal, entre tantas outras lutas vencidas pela comunidade.


O primeiro slogan do departamento de jornalismo da emissora, utilizado até hoje, na abertura do programa Tribunal Popular, foi uma adaptação da manifestação de Roquette Pinto na inauguração da primeira emissora de rádio do Brasil na década de 20: “Rádio, um instrumento da democracia”. 


– Talvez a abertura que a 100.7 FM sempre permitiu aos mais variados setores políticos e sociais da região tenha sido a fórmula de seu sucesso – pondera o seu fundador. Sucesso firmado na premissa de que um veículo de comunicação, é sem dúvida alguma, um instrumento de fomento ao desenvolvimento comunitário. A Província FM, em 29 anos de funcionamento, nunca cobrou pela vinculação de campanhas comunitárias que envolvessem a UNICEF. Aliás, a emissora considerada parceira da entidade, da APAE, igrejas, religiões, dos clubes de serviços, campanhas comunitárias, dos hospitais públicos, das administrações municipais, estaduais, transformando como utilidade pública, avisos de interesse de marginalizados sociais. 


Ao longo de mais de duas décadas e meia, a Província FM foi parceira sem custo algum de centenas de iniciativas promovidas por escolas, associações, entidades preocupadas com a formação e o desenvolvimento comunitário.


Fora a isto, muitas vezes, a 100.7 FM liderou promoções com o intuito de proporcionar integração e lazer ou auxílio aos moradores da região. Realizou por vários anos, o Encontro de Bandas, o Festival de Música Gaúcha, a Noite de Páscoa 100.7 e a Gincana Cultural 100.7.  É também responsável por diversas campanhas solidárias que beneficiaram centenas de pessoas em momentos de extrema dificuldade tornando-se um instrumento para unir quem precisar e quem deseja doar.


Para o diretor, Jalmo Fornari, a iniciativa que está marcando a história da emissora, é o Natal da Criança Carente. – Foram as noites mais emocionantes da minha vida – lembra ele. – Quando a situação financeira nos permitia, num trabalho de equipe que envolvia absolutamente todo nosso pessoal, nos distribuíamos no Natal, sem qualquer apoio externo, presentes a mais de mil crianças carentes de nossa cidade, enfeitando o nosso prédio com mais de doze mil lâmpadas. Eram contratados shows e vivíamos uma noite de ternura, carinho e amor, com a presença de milhares de portelenses. Todos pensavam que estavam recebendo, mas no fundo eu sabia que nós estávamos devolvendo um pouco do carinho e atenção que nos emprestavam durante o ano todo – sublinha o jornalista. O evento continua ocorrendo anualmente e agora agrega a doação de milhares de ouvintes que fazem o evento acontecer.


 Para o diretor da emissora, esse é apenas mais um capítulo do compromisso da 100.7 FM com a sua comunidade, reiterando que a parceira continuará indissociável da filosofia da empresa.


Equipe Província 2018


equipe provincia

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium