OUÇA 100,7 AO VIVO
Sábado, 31 de outubro de 2020
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Especiais

19/09/2020 ás 18h35 - atualizada em 19/09/2020 ás 18h37

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Perigo em realizar exercícios extenuantes sem preparação
Exercício de alta intensidade esporadicamente e sem treinamento adequado pode danificar o músculo cardíaco e alterar lipídios plasmáticos

O exercício de alta intensidade esporadicamente e sem treinamento adequado pode danificar o músculo cardíaco e alterar lipídios plasmáticos, de acordo com dois estudos realizados pelo grupo de pesquisa da Faculdade de Medicina, Granada.


Exercícios extenuantes podem causar dano no miocárdico, de acordo com o trabalho realizado pelo grupo de pesquisa do Departamento de Fisiologia Médica da Universidade de Granada, publicado no Colégio Americano de Medicina do Esporte. Pesquisadores alertam para as consequências negativas da realização de exercícios de alta intensidade em pessoas que normalmente não são exercitados.


O interesse foi em descobrir se houve danos aos músculos periféricos e cardíaco, como esperado para o tipo de teste que tinham feito (extenuante), e se houve também algum dano principalmente ao miocárdio. Para verificar esses danos, os participantes foram submetidos a testes antes e depois do treinamento, para saber em que grau de hidratação estavam, que foram determinadas por variações de volume de plasma, no peso corporal e um estudo analítico envolvendo vários marcadores de músculo e lesão miocárdica: CPK, LDH, mioglobina e dano cardíaco mais específico, troponina I. Todos estes marcadores aumentaram após o teste. Incluindo a troponina I, mas manteve-se abaixo do nível de diagnóstico de acidente vascular cerebral, de 0,5 microgramas por litro. O resultado mostrou não acontecer isquemia miocárdica ou mesmo um pequeno acidente vascular cerebral. Conforme aumentou a exigência do exercício, verificou-se que há um certo nível de danos subclínicos.


Embora o dano de exercícios aeróbios extenuantes não gera graves danos ao músculo do coração, mas o rompimento de algumas fibras, em uma pessoa com pouca indicação de problemas cardíacos, pode essa pessoa potencializar a predisposição a problemas clínicos. Tudo depende da extensão da lesão: Na pesquisa foi encontrado alterações laboratoriais sem sintomas, mas, se estes dados forem extrapolados para uma grande amostra populacional é previsível que aumente o número de indivíduos com problemas cardíacos decorrente de exercícios aeróbios esporádicos, porém extenuantes. A pesquisa conclui que a sobrecarga de exercício sem preparação e periodização de cargas é perigoso para o corpo, pois gera um grande estresse, especialmente para aqueles indivíduos que não costumam praticar esportes.


Assim, não é aconselhável praticar esportes como um atleta apenas nos finais de semana, sem preparação adequado, para isso, pessoas sedentárias que passam sábado e domingo realizando esportes fisicamente exigentes, causam risco a própria saúde. Ou se prepara adequadamente para práticas corporais, ou se realiza exercícios de baixa intensidade para não gerar danos a saúde cardiovascular.


Notícias no WhatsApp:


Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Coluna do Zaca

Coluna do Zaca

Blog/coluna Informações sobre atividades físicas e a melhor maneira de levar uma vida saudável
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium