OUÇA 100,7 AO VIVO
Terça, 27 de outubro de 2020
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Especiais

19/09/2020 ás 18h26 - atualizada em 19/09/2020 ás 18h28

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

RS registra os primeiros casos de recebimento de sementes não solicitadas do exterior
Orientação é para que as pessoas entreguem os pacotes nos órgãos indicados
RS registra os primeiros casos de recebimento de sementes não solicitadas do exterior
Secretaria Estadual da Agricultura realizou a coleta de sementes nos municípios de Carazinho, Campinas do Sul e Rio Grande (Foto: Divulgação/SEAPDR)

Depois de registro de um caso em Santa Catarina, agora gaúchos relatam terem recebidos pacotes do exterior contendo sementes que não foram solicitadas. Pelas indicações nos envelopes, o produto vem de países asiáticos.


O relato oficial é de seis ocorrências no Rio Grande do Sul. A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) efetuou três coletas nos municípios de Carazinho, Campinas do Sul e Rio Grande. Outras duas foram recebidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e uma terceira será entregue em uma inspetoria da SEAPDR. O material será enviado para o laboratório oficial do MAPA, em Goiás. Nos Estados Unidos, moradores também receberam sementes não solicitadas.


A SEAPDR fez alerta sobre o assunto e avisa a população que, caso recebam pacotes de sementes não encomendados, entreguem o material à Inspetoria de Defesa Agropecuária ou Escritório de Defesa Agropecuária mais próximo do seu município.


— O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, nem o material ou as sementes devem ser cultivados ou descartados no solo sob nenhuma hipótese, a fim de evitar que estas sementes atinjam o meio ambiente e áreas agrícolas do Estado — alerta Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da SEAPDR.


Notícias no WhatsApp:


Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

FONTE: SECOM-RS

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium