OUÇA 100,7 AO VIVO
Quinta, 22 de outubro de 2020
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Geral

18/09/2020 ás 15h34

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Brasil: Abertura de empresas cresce, enquanto fechamento recua em oito meses
Dados são do Mapa das Empresas - boletim do 2º quadrimestre de 2020
Brasil: Abertura de empresas cresce, enquanto fechamento recua em oito meses
Em oito meses foram abertas 2.15 milhões de empresas, aumento de 0,5% em relação a igual período de 2019 (Foto: Diones Roberto Becker)

O número de empresas abertas no país cresceu, enquanto o fechamento caiu de janeiro a agosto, comparado com igual período do ano passado. Segundo o Ministério da Economia, em oito meses foram abertas 2.15 milhões de empresas, aumento de 0,5% em relação a igual período de 2019. Já o número de empresas fechadas chegou a 682.750, com queda de 14,5%, nesse mesmo período de comparação. Os dados foram apresentados na quinta-feira (17/09) no Mapa das Empresas - boletim do 2º quadrimestre de 2020.


De acordo com o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Gleisson Rubin, apesar do crescimento na abertura de empresas e recuo no fechamento, os resultados foram afetados pela pandemia de Covid-19. Isso porque no resultado acumulado do ano estão os dados referentes a abril e maio, os mais impactados pela crise gerada pela pandemia.


— Foram dois meses de resultados bastante impactados pela pandemia. O volume de abertura esteve muito abaixo da média histórica. Se considerássemos o desempenho normal em abril e maio, seguramente o crescimento seria bem maior do que 0,5% — disse o secretário especial.


Os fechamentos foram influenciados pelas medidas de isolamento e restrição ao fluxo de pessoas, combinado com a suspensão do atendimento presencial em unidades das juntas comerciais.


O secretário especial explicou que a suspensão das atividades é diferente do fechamento formal. — A nossa legislação ainda hoje faz com que as dívidas da pessoa jurídica sejam sucedidas pelo CPF do titular [quando há o fechamento formal da empresa]. Isso pode fazer com que o empresário retarde o fechamento formal de uma empresa, com a possibilidade de voltar a funcionar mais à frente ou tenha um fechamento formalizado — salientou Gleisson Rubin.


Notícias no WhatsApp:


Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

FONTE: Agência Brasil

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium