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15/09/2020 ás 11h26 - atualizada em 15/09/2020 ás 14h04

Eduardo Sarvadori

Tenente Portela / RS

Rio Grande do Sul registra melhora no índice do Ideb
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é referente ao ano de 2019
Rio Grande do Sul registra melhora no índice do Ideb
Considerando o desempenho das redes pública e privada, o ensino gaúcho superou a média brasileira nos anos iniciais do Ensino Fundamental - Foto: Diones Roberto Becker

O Rio Grande do Sul melhorou o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2019 em relação à edição anterior, de 2017, em todas as etapas da Educação Básica. Os dados divulgados nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação (MEC) apontam, no entanto, que nem no Ensino Fundamental, nem no Ensino Médio, as escolas conseguiram, em sua totalidade, atingir as metas definidas. 


Considerando o desempenho das redes pública e privada, o ensino gaúcho superou a média brasileira nos anos iniciais do Ensino Fundamental, teve a mesma média nacional nas escolas de Ensino Médio e ficou abaixo do resultado brasileiro nos anos finais do Ensino Fundamental. 


O maior crescimento do Rio Grande do Sul foi justamente naquele que é considerado o maior gargalo do ensino no Estado e tem mobilizado ações de governantes há décadas: o Ensino Médio. O Ideb gaúcho nesse nível passou de 3,7 em 2017 para 4,2 em 2019. O resultado ainda está consideravelmente abaixo da meta, que era de 5,3 para o ano, e representa a mesma nota média registrada no país. 


Na rede pública, o Rio Grande do Sul foi um dos poucos Estados a não atingir a meta definida para o Ideb 2019 nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sem a rede privada, o Ideb do Brasil, nos anos iniciais, é 0,2 ponto inferior ao Ideb total. Apesar disso, o país mantém uma trajetória consistente de melhoria, superando a meta proposta e atingindo um valor igual a 5,7 em 2019. Além do Rio Grande do Sul, apenas Amapá, Roraima, Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal não alcançaram suas metas.


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FONTE: Gaúcha ZH

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