OUÇA 100,7 AO VIVO
Sexta, 25 de setembro de 2020
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Especiais

14/09/2020 ás 15h02

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Implantação de política pode reduzir custos de plantio e potencializar produção no RS
Estado encerrou 2019 com o sexto maior Valor Bruto de Produção Agropecuária
Implantação de política pode reduzir custos de plantio e potencializar produção no RS
Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Incentivo à Agricultura de Precisão tramita no Congresso Nacional (Foto: Diones Roberto Becker)

O Rio Grande do Sul tem uma das principais receitas do país no setor de agronegócios. O Estado encerrou 2019 com o sexto maior Valor Bruto de Produção Agropecuária (VPB), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no montante de R$ 58,3 milhões. A produção gaúcha pode ter, em breve, um novo estímulo para a continuidade de geração de lucro. Tramita no Congresso Nacional, o Projeto de Lei (PL) nº 149/2019, que institui a Política Nacional de Incentivo à Agricultura de Precisão.


O modo de produção consiste em um sistema de gerenciamento da produção agrícola que utiliza a tecnologia para gerar informações precisas para a tomada das melhores decisões e a otimização dos processos produtivos, com reflexos diretos na produtividade e nos custos de produção. Com o fomento ao desenvolvimento tecnológico trazido pela agricultura de precisão, há incrementos em toda a cadeia produtiva, o que, consequentemente, amplia as margens de renda e qualidade de vida de produtores.


Além da otimização da produtividade, a agricultura de precisão também apresenta vantagem do ponto de vista sustentável ao reduzir o uso desnecessário de insumos. — Ao levar melhor eficiência, a agricultura digital está mitigando e reduzindo o uso de algumas coisas de forma desnecessária. Contribui para mitigar, por exemplo, gases de efeito estufa, acompanhando a dinâmica de estoque de carbono no solo ou na sua cultura. Pode acompanhar, também, do uso e reciclagem de água no sistema de produção, independente de que seja de grãos ou de pecuária — avalia o diretor de Inovação do MAPA, Cléber Soares.


Notícias no WhatsApp:


Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

FONTE: Brasil 61

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium