OUÇA 100,7 AO VIVO
Quarta, 05 de agosto de 2020
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Cidades

02/08/2020 ás 00h12 - atualizada em 04/08/2020 ás 19h02

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Médico do HSA detalha funcionamento da UTI e alerta para falta de leitos
Renato Brito foi entrevistado no programa Tribuna Popular, da Rádio Província FM
Médico do HSA detalha funcionamento da UTI e alerta para falta de leitos
Equipe do Hospital Santo Antônio fez campanha nas redes sociais pedindo a conscientização das pessoas (Foto: Reprodução)

O médico intensivista do Hospital Santo Antônio (HSA), Renato Brito, participou do programa Tribuna Popular, na tarde do sábado (01/08), onde foi entrevistado pelo jornalista Jalmo Fornari sobre o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Tenente Portela.


O médico explicou que a UTI geral tem oito leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas com a pandemia foi necessária a abertura de uma ala completamente separada, onde foi montada a UTI Covid, para o atendimento de pacientes infectados. No local, o HSA disponibiliza cinco leitos, que são inclusive cadastrados no sistema de leitos de UTI do Governo do Estado.


Nosso entrevistado disse que a separação das alas de atendimento de pacientes acometidos pela pandemia dos demais, se faz indispensável pela necessidade de tentar manter a segurança tanto de pacientes, quanto da equipe que atua nas UTIs do HSA.


Segundo ele, como o vírus demorou mais para chegar na região, os médicos mantiveram contato com hospitais do Rio de Janeiro e até de fora do país, para montar o melhor esquema para enfrentar a pandemia. Foi neste sentido que foi escolhido o modelo de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que são o que há de melhor no mercado.


O especialista relata que a roupa é pesada e desconfortável, mas é a que mais garante segurança para a equipe. O médico revelou que após vestir o traje de proteção, o profissional fica seis horas consecutivas dentro da UTI, sem beber água, se alimentar ou ir ao banheiro, o que exige bastante da equipe de trabalho. A cada seis horas, o grupo é trocado por causa disso. Apesar das dificuldades, Renato Brito classifica como exitosa as ações de segurança no HSA, uma vez que nenhum profissional que atua à frente da UTI foi contaminado pelo vírus.


O médico também demonstrou preocupação com a evolução dos casos na região e disse temer pela falta de leitos. Ele explicou que por mais que o Hospital Santo Antônio tenha 22 aparelhos de respiração, seria impossível atender todos, por isso, a instituição está com o seu limite de atividade e a margem de aumento é pequena.


Para evitar um possível colapso na área da saúde, o médico orientou as pessoas a respeitarem as regras de distanciamento, evitarem aglomerações, usarem máscara de proteção e fazerem sempre que possível a higienização das mãos.


Notícias no WhatsApp:


Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.



 
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Tribuna Popular

Tribuna Popular

Blog/coluna Programa Tribuna Popular, apresentado pelo Jornalista Jalmo Fornari há 30 anos é uma referência em rádio jornalismo na metade norte do Rio Grande do Sul. O programa é transmitido pela emissora nos sábados das 12:40hs às 14:00hs. O Jornal Província também tradicionalmente traz uma página com o nome de Tribuna Popular com assuntos da semana. Neste espaço você acompanha um resumo das principais entrevistas do programa.
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium