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31/07/2020 ás 16h24 - atualizada em 31/07/2020 ás 16h29

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Entidades acreditam que retorno às aulas deveria começar com ensino superior
Pesquisa do Governo do Estado abrangeu conselhos, secretarias e sindicatos
Entidades acreditam que retorno às aulas deveria começar com ensino superior
Entidades pesquisadas entendem que o retorno deve ser gradativo, em apenas um turno de forma a possibilitar adequação (Foto: Diones Roberto Becker)

O governador Eduardo Leite apresentou, em live realizada na tarde da quinta-feira (30/07), os resultados de uma consulta feita com entidades educacionais sobre a retomada do ensino presencial no Rio Grande do Sul. A pesquisa teve a participação de 924 entidades como conselhos, secretarias e sindicatos, sendo que, 759 foram validadas, após conferência dos dados.


A pesquisa teve dois momentos. Em um deles, as entidades poderiam apontar, livremente, quais segmentos da educação deveriam iniciar presencialmente antes. As respostas foram na direção de um recomeço com o ensino superior, seguido pelos ensinos médio e técnico, anos finais do ensino fundamental, anos iniciais do ensino fundamental e, por último, a educação infantil.


– É importante buscar no horizonte a retomada do ensino presencial. A consulta vai nos ajudar a pensar como vai se dar esse retorno. É muito relevante, mas não é necessariamente a decisão que tomaremos sobre o tema – ponderou Eduardo Leite.


O governador não estipulou datas para o retorno, mas projetou que, conforme a pandemia do coronavírus (Covid-19) entre em trajetória de queda, o assunto deverá ser reavaliado.


Em um outro recorte, o Governo do Estado apresentou cenários fechados para que as entidades indicassem suas preferências. Desta vez, a preferência foi pela opção de retorno, em primeiro lugar, dos ensinos médio e técnico, seguidos por anos finais, anos iniciais, ensino superior e educação infantil. Como regra geral, os participantes entendem que o retorno deve ser gradativo, em apenas um turno de forma a possibilitar adequação de escolas, famílias e educadores.


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FONTE: Gaúcha ZH

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