OUÇA 100,7 AO VIVO
Quarta, 05 de agosto de 2020
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Cidades

17/07/2020 ás 17h48 - atualizada em 17/07/2020 ás 17h50

Jonas Martins

Tenente Portela / RS

Benefícios do Exercício Físico em Pacientes com Asma
Por Zaca
Benefícios do Exercício Físico em Pacientes com Asma
(Foto: Unicamp/Rpeordução)

A asma é uma doença inflamatória crônica que se caracteriza pela hiperatividade das vias aéreas e pela limitação do fluxo de ar, reversível espontaneamente ou com o uso de broncodilatadores. O quadro clínico é manifestado por episódios repetidos de tosse, chiado no peito e falta de ar.


A pessoa com asma não deve abster-se de exercício físico simplesmente em virtude da asma, com o exercício físico, feito corretamente, pode trazer benefícios à condição de saúde.


A asma em geral, não é um fator limitante para o exercício. No entanto, em alguns casos, pessoas com asma tem uma aptidão menor do que o esperado para sua idade. Isto devido ao descondicionamento físico, estado nutricional e outros fatores.


As vantagens do exercício físico em pacientes asmáticos são:


1- Melhora a forma física devido a maior tolerância pela melhora da capacidade ventilatória pelo exercício aeróbico.


2- A hiperventilação causada durante a realização de esforço físico é reduzida pela melhora da aptidão física.


3- Ajuda a reduzir a ansiedade e o nervosismo causado pelos ataques. Isto é, benefícios psicológicos. Mesmo em grave capacidade de reserva pulmonar, asmáticos aumentam o condicionamento físico em geral.


4- Em crianças melhora o desenvolvimento físico e mental, proporciona benefícios psico-emocionais, preparando assim para uma vida saudável.


Quando começamos uma atividade física pela primeira vez, qualquer esforço parece cansar muito, sentindo falta de ar. Em pacientes asmáticos, crianças e adultos que tentam praticar esportes esses sintomas parecem mais fortes. Portando, a adaptação de pacientes com asma para práticas motoras deve ser gradual, de modo que eventualmente, apreender a perceber o limiar entre intensidade do exercício e falta de ar fora do normal que possa causar um ataque de asma.


Portando prescrever um programa de exercício físico em pacientes com asma, para ser adequado e não causar nenhum problema deve causar alterações adaptativas lentas, fazendo que o corpo tenha uma melhora global, beneficiando a saúde em geral. Em suma, qualquer tipo de prescrição de exercícios deve se preocupar em melhorar a resistência cardiopulmonar, força e flexibilidade do paciente, que em ultima analise é o que vai permitir uma melhora na qualidade de vida.


Notícias no WhatsApp:


Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

FONTE: Jornal Província

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Coluna do Zaca

Coluna do Zaca

Blog/coluna Informações sobre atividades físicas e a melhor maneira de levar uma vida saudável
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium