OUÇA 100,7 AO VIVO
Quinta, 06 de agosto de 2020
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Geral

14/07/2020 ás 18h23 - atualizada em 14/07/2020 ás 18h26

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Ministério de Minas e Energia mantém recomendação para extinguir o horário de verão
Estudos do governo apontam pouca efetividade na economia energética
Ministério de Minas e Energia mantém recomendação para extinguir o horário de verão
Quando foi criado, o horário de verão tinha por objetivo aliviar o pico de consumo, que era em torno das 18 horas (Foto: Diones Roberto Becker)

O Ministério de Minas e Energia (MME) manteve a recomendação de não se adotar o horário de verão neste ano (período de 2020/2021). O horário de verão foi extinto em abril do ano passado, com base em estudos do Governo Federal, que apontaram a pouca efetividade na economia energética, e também em estudos da área da saúde, sobre o quanto o horário de verão afeta o relógio biológico das pessoas.


Em nota técnica publicada na quinta-feira (09/07), o MME avaliou o resultado regulatório da extinção do horário de verão e disse que a economia de energia com a medida diminuiu nos últimos anos, e já estaria perto da neutralidade, em razão das mudanças no hábito de consumo de energia da população.


Quando foi criado, o horário de verão tinha por objetivo aliviar o pico de consumo, que era em torno das 18 horas, e trazer economia de energia na medida em que a iluminação solar era aproveitada por mais tempo. No entanto, nos últimos anos, o Ministério de Minas e Energia constatou uma alteração no horário de pico com maior consumo de energia no período da tarde, por causa da intensificação do uso do ar condicionado, quando o horário de verão não tinha influência.


A nota acrescenta que a descontinuidade da aplicação do horário de verão 2019/2020 implicou também na redução do custo de operação do sistema elétrico e que, com a revogação, continuou ocorrendo redução de demanda no período noturno, provavelmente pela alteração natural da luminosidade.


Notícias no WhatsApp:


Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

FONTE: Agência Brasil

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium