OUÇA 100,7 AO VIVO
Quinta, 06 de agosto de 2020
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Especiais

13/07/2020 ás 15h31 - atualizada em 13/07/2020 ás 15h35

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Frigoríficos em Três Passos e Miraguaí têm surto de Covid-19
Indústrias aparecem em lista do Ministério Público do Trabalho
Frigoríficos em Três Passos e Miraguaí têm surto de Covid-19
MPT contabiliza 6,2 mil trabalhadores com testes positivos para o coronavírus em frigoríficos no Rio Grande do Sul (Foto: Diones Roberto Becker)

O Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) contabiliza 6,2 mil trabalhadores com testes positivos para o coronavírus (Covid-19) em frigoríficos no Rio Grande do Sul. As indústrias empregam 35,8 mil pessoas divididas em 39 plantas. Somente em 14 unidades, mais de 100 casos já foram confirmados em cada uma. Desde o início da pandemia, cinco empregados e 12 pessoas que tiveram contato com contaminados morreram por causa do Covid-19.


Segundo o MPT, as indústrias afetadas estão concentradas em 29 municípios gaúchos. O último óbito pela doença foi registrado no dia 23 de junho. Trata-se de um homem que trabalhava em uma unidade da JBS em Três Passos.


Os frigoríficos são considerados ambientes propícios para a disseminação do vírus, em razão da elevada concentração de trabalhadores em ambientes fechados, com baixa taxa de renovação de ar, baixa temperatura e umidade. Conforme o MPT, as plantas frigoríficas também contam com pontos que propiciam aglomerações de trabalhadores, como o transporte coletivo, refeitórios, salas de descansos, salas de pausas, vestiários e barreiras sanitárias.


As cidades que abrigam as plantas frigoríficas com surtos são: Arroio do Meio, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Encantado, Farroupilha, Garibaldi, Lajeado, Marau, Miraguaí, Montenegro, Morro Reuters, Nova Araçá, Osório, Passo Fundo, Poço das Antas, Presidente Lucena, Santa Maria, Santa Rosa, São Gabriel, São Sebastião do Caí, Seberi, Serafina Correa, Tapejara, Teutônia, Três Passos, Trindade do Sul, Vila Lângaro e Westfália.


Os frigoríficos instalados no Rio Grande do Sul já foram alvo de cinco interdições e assinaram 11 Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) desde o início da pandemia de coronavírus. Falhas em protocolos de segurança para evitar a disseminação do vírus são apontadas como o principal motivo para as ações, de acordo com o MPT.


Notícias no WhatsApp:


Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

FONTE: Gaúcha ZH

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium