OUÇA 100,7 AO VIVO
Quinta, 06 de agosto de 2020
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Geral

10/07/2020 ás 16h18

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Gafanhotos voltam a se deslocar na Argentina e estão a 180 quilômetros do RS
Insetos estavam desde o domingo (05/07), no departamento de Curuzú Quatiá
Gafanhotos voltam a se deslocar na Argentina e estão a 180 quilômetros do RS
Nuvem de gafanhotos está em um local que fica aproximadamente 180 quilômetros de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul (Foto: Hector Emilio Medina)

Com as temperaturas mais elevadas na quinta-feira (09/07), na província de Corrientes, na Argentina, a nuvem de gafanhotos que desde junho vem colocando em alerta as autoridades e produtores do país, do Brasil e do Uruguai, voltou a se deslocar. Os insetos teriam voado por cerca de dez quilômetros ao sudeste de onde estavam desde o domingo (05/07), no interior do departamento de Curuzú Quatiá. O local fica aproximadamente 180 quilômetros de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.


Conforme o boletim divulgado pelo Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (SENASA), os gafanhotos decolaram por volta das 13 horas da estância Che Mbae, quando a temperatura estava entre 18º e 20º C. Os técnicos do órgão seguiram avistando a nuvem pela Ruta 24, em direção ao Sul. Eles perderam contato visual com os insetos antes de chegarem à Ruta 30, que corta a região no sentido Leste - Oeste.


O fiscal agropecuário Juliano Ritter, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), explica que a temperatura entre Barra do Quaraí e Uruguaiana está parecida com a de Curuzú Quatiá: entre 20º e 21º C. Também adequada para os insetos, porém, com o vento desfavorável.


– Com temperatura mais alta, normalmente temos vento norte mais forte. Pelo menos nos próximos dias isso deve continuar assim – destaca Juliano Ritter, que está encarregado pelo Governo do Rio Grande do Sul de monitorar as condições para o risco da entrada dos gafanhotos no Brasil.


Notícias no WhatsApp:


Receba as notícias do Site Clic Portela no seu telefone celular? Clique aqui e faça parte do nosso grupo de WhatsApp.

FONTE: Canal Rural

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium