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10/07/2020 ás 14h34 - atualizada em 11/07/2020 ás 15h31

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Reabertura das agências do INSS é adiada para dia 03 de agosto
Adiamento está na portaria conjunta nº 27, já publicada no Diário Oficial da União
Reabertura das agências do INSS é adiada para dia 03 de agosto
Reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 agências da Previdência Social no país (Foto: Diones Roberto Becker)

O atendimento presencial nas agências da Previdência Social foi adiado para 03 de agosto. O adiamento está na portaria conjunta n° 27 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já publicada no Diário Oficial da União.


O atendimento exclusivo por meio de canais remotos fica prorrogado até o dia 31 de julho e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.


Segundo o Ministério da Economia, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos. Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como, por exemplo, realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.


– A reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva – diz o Ministério da Economia.


De acordo com a portaria conjunta, as unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura, continuarão em regime de plantão reduzido. O INSS disponibilizará um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.


– Todas as medidas tomadas para garantir o direito dos cidadãos durante a pandemia de Covid-19, incluindo a simplificação dos procedimentos, a dispensa de exigências e a oferta de serviços por meio de canais remotos, continuarão valendo mesmo após a retomada do atendimento presencial – garante o Ministério da Economia.


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FONTE: Agência Brasil

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