OUÇA 100,7 AO VIVO
domingo, 29 de março de 2020
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Cidades

23/03/2020 ás 17h57 - atualizada em 23/03/2020 ás 17h59

Diones Roberto Becker

Tenente Portela / RS

Coronel Bicaco: Vereadores revelam preocupação com o coronavírus
Durante sessão ordinária, edis reforçaram os pedidos para que a população local fique em casa
Coronel Bicaco: Vereadores revelam preocupação com o coronavírus
Município tem dois casos suspeitos de Covid-19, cujos pacientes após ficarem em observação no hospital, estão em isolamento domiciliar (Foto: Diones Roberto Becker)

No grande expediente da sessão ordinária da segunda-feira (23/03), do Poder Legislativo de Coronel Bicaco, alguns edis manifestaram enorme preocupação com o rápido aumento no número de casos confirmados do novo coronavírus no Rio Grande do Sul e no país.


Egmar Lima de Ávila, que preside a Câmara Municipal neste ano, disse que o atual momento requer muita preocupação e medidas de prevenção. – Nós, vereadores, também temos o dever de pedir para que as pessoas fiquem em casa. Espero que tudo que está sendo anunciado não se concretize – salientou o representante do PR.


O presidente do Poder Legislativo ainda lamentou que, muitas vezes, as redes sociais disseminam notícias falsas ou ruins, que somente servem para colocar pânico na população. – Vamos torcer que o povo se conscientize e tome as precauções necessárias – reiterou Egmar Lima de Ávila.


O pedetista João Francisco Marques Brasil elogiou o diálogo entre Executivo e Câmara Municipal visando alinhar ações que possibilitarão o enfrentamento do Covid-19 no âmbito de Coronel Bicaco. – É um momento difícil, mas precisamos criar condições para que o nosso hospital, o posto de saúde e os profissionais, possam atender as pessoas infectadas – afirmou o edil.


O político do PDT também falou sobre o redirecionamento de recursos públicos para a área da saúde. – Aprovamos que todo o dinheiro antes reservado para pavimentações asfálticas na cidade, agora, seja investido para salvar vidas. Sei que o asfalto em frente à casa é um sonho de muitos bicaquenses, mas as vezes é preciso ‘cortar na própria carne’. O prefeito está de parabéns por essa iniciativa – frisou João Francisco Marques Brasil.


O vereador do PP, Itamar Sartori comentou o contato telefônico entre o Governo do Estado e a direção do Hospital Santo Antônio de Pádua. – Ligaram pedindo leitos. É uma situação nada animadora. O Estado e a União estão se precavendo em relação aos leitos para pacientes. Pelo o que ouvimos do prefeito, virá um ou dois respiradores para Coronel Bicaco. Isso pode significar que o pior está por vir – disse o progressista.


Itamar Sartori enfatizou que a população deve permanecer em casa. – É só desta forma que conseguiremos acabar com a contaminação pelo novo coronavírus. Uma pessoa com Covid-19 infecta, no mínimo, outras três e assim os casos vão se alastrando – ressaltou o edil.


Afrânio Bertaluci, do PP, pediu que os moradores seguissem as orientações preventivas repassadas pelos órgãos competentes de cada município. Ele ainda solicitou que a população procure atendimento médico conforme os sintomas gripais apresentados.


– O Covid-19 se tornou um problema de saúde pública. Aqui em Coronel Bicaco temos um decreto do Executivo que é bem rigoroso, inclusive prevendo punições drásticas para quem não justificar a abertura do comércio. Não podemos permitir atitudes que coloquem em risco a vida dos cidadãos – sublinha Afrânio Bertaluci.


O vereador Lucas Santos da Cruz (PDT) destacou que a sessão ordinária desta segunda-feira foi produtiva porque as matérias aprovadas garantem mais recursos financeiros para a área da saúde. – Quero parabenizar os demais edis pela compreensão, que após a reunião com o prefeito, votaram favoráveis aos projetos. Coronel Bicaco está se precavendo em relação ao coronavírus – afirmou o pedetista.


– Toda a precaução é pouca neste momento. Temos visto reportagens sobre os casos confirmados e óbitos em outras cidades ou países. Peço que a comunidade bicaquense fique em casa, atendendo ao pedido das autoridades competentes. Lembrando que o bem mais precioso é a saúde – reiterou Lucas Santos da Cruz.


Da bancada do PDT, Elson Bueno Martins lamentou os casos confirmados e as mortes que ocorrem diariamente pelo mundo devido à pandemia da doença. – Todos têm a responsabilidade de evitar a propagação deste vírus. Cada pessoa deve fazer a sua parte, ou seja, ficar em casa – salienta o edil.


Em razão das medidas de prevenção ao coronavírus, a sessão ordinária do Poder Legislativo, na manhã da segunda-feira, não teve a presença de público.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium