OUÇA 100,7 AO VIVO
domingo, 29 de março de 2020
55 3551 1200 I Jornal - 55 3551 1121 I CNPJ: 03.043.551/0001-20
Cidades

20/03/2020 ás 11h51 - atualizada em 20/03/2020 ás 18h01

Eduardo Sarvadori

Tenente Portela / RS

Médicos do HSA reforçam necessidade do isolamento social
Profissionais de saúde destacaram a importância da medida para que ocorra o mínimo possível de propagação do Covid-19
Médicos do HSA reforçam necessidade do isolamento social
Coletiva de imprensa reuniu diretoria, médicos e lideranças da Terra Indígena do Guarita (Foto: Sistema Província)

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (20/03), uma coletiva de imprensa no Hospital Santo Antônio (HSA) em Tenente Portela, envolvendo a diretoria da casa de saúde e vários médicos. A reunião contou também com a presença do cacique Carlinhos Alfaiate e demais lideranças da Terra Indígena do Guarita.


Dentre os pedidos principais reiterados várias vezes pelos profissionais são de que as pessoas permaneçam o maior tempo possível em casa, que os idosos não saiam de motivo algum, para evitar a proliferação e também um possível contágio.


Dentre um fator importante relatado pela pediatra Dr. Isabela é de que conforme dados relatados pela própria China, é de que não há como incluir as crianças no grupo de risco e sim como vetores do vírus, podendo ser uma forma de contágio para os mais velhos. No país onde se iniciou o surto, de acordo com as informações, há apenas dois casos envolvendo crianças que chegara a óbito.


Foi incessantemente destacado pelos profissionais médicos a necessidade das pessoas com sinais leves de gripe permanecerem em casa, reservando os órgãos de saúde apenas para quem apresentar sintomas graves, como dificuldade respiratória, cansaço excessivo e febre alta.


Questionados sobre o fato de uma funcionária do Hospital ser um dos casos qual está sendo analisado pelo Lacen, como suspeita de Coronavírus, o Dr. Renato destacou ser uma médica da casa de saúde, que antes mesmo de uma necessidade de isolamento, apresentou sintomas parecidos com uma gripe e que por si própria optou pelo isolamento e a partir daí sua amostra foi encaminhada ao laboratório central.


Nesta casa de saúde estará sendo providenciada uma ala em separado, para instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva apenas para casos de Covid-19, caso confirmados. Uma possível ampliação dos 10 primeiros leitos, quais serão ofertados, será efetuada apenas se existirem aparelhos suficientes para isso.


Caso exceda a quantia máxima de pacientes nestes leitos de UTI o Hospital Santo Antônio encaminha o nome deste paciente excedente ao Centro Regulador do Estado, qual destinará para uma outra casa de saúde.


Os sintomas de Coronavírus são muito semelhantes aos da gripe, podendo aparecer entre 2 e 12 dias, em média, após a contaminação, no entanto, há relatos de pacientes que apresentaram os sintomas até 24 dias após a exposição.


Confira a baixo os principais sintomas:


Febre, cansaço e tosse seca: esses são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Alguns indivíduos também têm dores no corpo, coriza, congestão nasal, dor de garganta e diarreia. Além disso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada seis pessoas sentem dificuldade para respirar.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium